Notícias

Sarampo: o que é, como se transmite e como prevenir

19 abril 2017
Sarampo: o que é; como se transmite e como prevenir

19 abril 2017
Foram confirmados 21 casos de sarampo em Portugal, desde o início do ano. A vacina é a principal medida de prevenção contra a doença, faz parte do Programa Nacional de Vacinação e é gratuita.

Início

Desde janeiro deste ano, foram confirmados 21 casos de sarampo em Portugal. Há um surto, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) esclarece que não haverá uma grande epidemia, porque a maioria da população ou está vacinada (nascidos depois de 1974) ou teve a doença.

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas e, nalguns casos, pode ser grave ou mesmo fatal. A vacinação é a principal medida de prevenção contra a doença, é gratuita, chama-se VASPR e também protege contra a papeira e a rubéola. A primeira dose é administrada aos 12 meses e a segunda entre os 5 e os 6 anos. Atualmente, a cobertura vacinal é superior a 95 por cento.

Sarampo voltou porque há ainda mitos

Em 2016, o sarampo foi declarado como eliminado de Portugal, pela Organização Mundial da Saúde, mas a existência de surtos em alguns países europeus (França. Alemanha, Itália, Roménia, entre outros), devido à existência de comunidades não vacinadas, colocou o país em risco.

Na última década, surgiram surtos de sarampo nos Estados Unidos e no Reino Unido. As autoridades de saúde locais relacionaram o fenómeno com a recusa dos pais em vacinar os filhos, por acreditarem que poderia causar autismo. Um estudo científico recente rejeita a existência de ligação entre o autismo e a vacina contra o sarampo, a papeira e a rubéola, de acordo com um artigo publicado no Journal of the American Medical Association. Desmistifique essa e outras ideias no nosso dossiê sobre o Programa Nacional de Vacinação.

Optar pela vacinação é uma decisão individual com peso na sociedade. Vacinar a maioria da população cria imunidade de grupo: caso surja uma infeção, é mais difícil transmiti-la. Tal permite eliminar ou, pelo menos, controlar doenças. Quando poucos estão imunizados (vacinados), as doenças contagiosas espalham-se facilmente pela população.


Imprimir Enviar por e-mail