Notícias

Como medir a tensão arterial em casa

12 abril 2019
medir a tensão arterial

12 abril 2019

Medir a tensão arterial fora da consulta médica permite obter valores mais próximos do real, torna o doente mais consciente do seu problema e aumenta a adesão ao tratamento.

Algumas pessoas sofrem do chamado "efeito da bata branca", que corresponde a uma reação do organismo, aumentando a pressão arterial quando esta é medida no consultório. Tal deve-se à ansiedade provocada por a medição ser feita num ambiente fora do habitual. Assim, para ter uma ideia mais completa da tensão arterial do doente inserido na sua vida quotidiana, pode ser útil fazer várias medições, em diferentes momentos e durante vários dias.

No vídeo, explicamos os passos a seguir para medir a tensão arterial em casa.

Deve ter um aparelho fiável e fácil de utilizar e seguir algumas regras:

  • sente-se direito, com ambos os pés no chão e apoie o braço numa superfície plana;
  • é necessário medir a tensão em estado de repouso e, de preferência, num local calmo. Fique sentado durante 5 a 10 minutos, antes de efetuar a medição;
  • a braçadeira do aparelho deve ser colocada ligeiramente acima do cotovelo;
  • não convém medir a tensão logo após um a refeição, o consumo de café ou um esforço físico, pois estes fatores aumentam os valores momentaneamente.

Peça periodicamente, no local onde comprou o aparelho, a calibração do equipamento pela marca.

 

Valores de referência

  Tensão sistólica (máxima) Tensão diastólica (baixa)
Tensão normal Menos de 120 e menos de 80
Pré-hipertensão 120-139 e até 89
Hipertensão arterial estadio 1 140 - 159 ou 90-99
Hipertensão arterial estadio 2 159 - 179 ou 99 - 109
Hipertensão grave (crise) Superior a 180 e/ou superior a 110

 

A hipertensão está na origem de complicações cardíacas, como a angina de peito, enfartes ou alterações do ritmo cardíaco e outras como acidentes vasculares cerebrais. Os riscos associados podem ser muito graves, pelo que não se deve menosprezar a situação.

Acompanhamos com regularidade os assuntos relacionadas com saúde, doenças, hospitais e direitos dos utentes. Se precisar de esclarecimentos, contacte a nossa linha de saúde.

Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.

Tornar-me associado

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.