Notícias

Folding@home: o seu computador contra a covid-19

O projeto Folding@home usa a capacidade dos computadores na descoberta da estrutura das proteínas do novo coronavírus. A DECO PROTESTE participa, com a equipa 257559, e está a subir no ranking mundial. Saiba como se pode juntar. 

  • Dossiê técnico
  • Paulo Ramos do Ó
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
08 junho 2020
  • Dossiê técnico
  • Paulo Ramos do Ó
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
homem ao computador a investigar sobre covid-19

iStock

Identificar a estrutura das proteínas do novo coronavírus é um terreno exclusivamente reservado aos cientistas. Mas a contribuição para acelerar as descobertas e desatar os nós dos problemas matemáticos da investigação científica pode ter origem no comum mortal, totalmente ignorante na matéria. Mas como? A Folding@home (foldingathome.org) coloca a pequena capacidade dos computadores pessoais ao serviço da comunidade científica para a simulação dos enrolamentos (folding, em inglês) das proteínas associadas a várias doenças, entre as quais a covid-19. Um simples PC pode atingir uma escala planetária, uma vez que está a doar parte da sua capacidade de processamento a uma causa global. Há um consumo de energia associado, que está dependente do equipamento. Se o utilizador apenas usar a aplicação enquanto realiza outras tarefas, o consumo não é significativo, uma vez que a energia gasta no processo é diluída no consumo global do equipamento.

A DECO PROTESTE juntou-se ao projeto a 2 de abril e e está a subir no ranking mundial. Aceda às estatísticas e à lista de doadores. Desde 17 de abril que os doadores têm a possibilidade de focar a sua capacidade de computação no projeto dedicado ao estudo da covid-19. Veja o vídeo, em https://foldingathome.org/#

Projeto-piloto em Portugal

A DECO PROTESTE aderiu a esta proposta de distributed computing (computação distribuída), protagonizada pela Folding@home. Trata-se de uma iniciativa que utiliza a capacidade dos equipamentos ligados em rede para processar simulações sobre as dinâmicas das proteínas. Tais simulações permitem compreender o comportamento das proteínas que formam a coroa exterior do vírus que causa a doença covid-19, procurando contribuir para a resolução do grave problema que enfrentamos. A compreensão sobre o modo como as proteínas virais funcionam vai abrir portas ao desenvolvimento e à conceção de tratamentos que as bloqueiem.

Para apoiar esta iniciativa, a DECO PROTESTE lançou um projeto-piloto em Portugal, adicionando um computador central com grande capacidade de processamento. Siga os passos em foldingathome.org/start-folding e, após descarregar a aplicação (fah-installer_7.5.1_x86.exe), siga as indicações. No final, se quiser juntar-se, adicione a DECO PROTESTE, com a equipa n.º 257559.  um compromisso com o esforço e progresso científicos e uma forma simples e valiosa de apoiar a investigação biomédica.
Please fill the source and the alt text 
Ao aceder a foldingathome.org/start-folding, surgirá o ícone da imagem, com a seta verde. Clique para iniciar o processo de instalação. 

 

 
Após clicar em fah-installer_7.5.1_x86.exe, vai ter a uma página onde encontra este alerta, ao qual deve responder "yes", para prosseguir.
 
Uma vez chegado aqui, prossiga (Next) e termine a instalação, seguindo todas as instruções.

 

Consulte a lista de FAQs, em  https://foldingathome.org/support/faq/ , caso queira ver alguma dúvida esclarecida sobre a instalação.

Os bilhetes da lotaria

A Folding@home, com 11 laboratórios de investigação, e criada em 2000, na Universidade de Stanford, nos EUA, recebe o apoio e a contribuição de empresas na área da tecnologia de informação, como a Intel, a AMD, a Google e a Oracle. 

A página online da Folding@home explica que “ajudar-nos a executar simulações é a principal forma de contribuir. Estes cálculos são enormes e cada pequena parte ajuda! Cada simulação processada é como comprar um bilhete da lotaria. Quanto mais bilhetes comprarmos, maiores serão as nossas hipóteses de ganharmos o jackpot.” A pandemia atinge já mais de três milhões de pessoas em todo o mundo. “Compre” o bilhete e junte-se a esta rede.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.