Alertas

Ébola: o que é, como se transmite e como prevenir

18 junho 2015 Arquivado

18 junho 2015 Arquivado

Em caso de suspeita da doença, não saia de onde está e ligue imediatamente para a Linha de Saúde 24. O alerta é deixado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no site que criou para esclarecer todas as dúvidas sobre o vírus.

Início

O site www.ebola.dgs.pt recomenda que, em caso de suspeita de doença pelo vírus ébola, deve ligar imediatamente para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24). Não se desloque (não vá ao hospital, por exemplo) e evite o contacto com outras pessoas.

Segundo a DGS, não há registo de casos em Portugal e o perigo de contágio é baixo na ausência de contacto direto com fluidos corporais. Ainda assim, e na sequência do primeiro caso confirmado em Espanha, no início de outubro, a entidade iniciou uma revisão das normas de segurança biológica com os hospitais, o INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica -, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e os serviços de saúde das Forças Armadas.

Foi formada uma plataforma de resposta nacional, que visa detetar precocemente casos importados, impedir ou minimizar a ocorrência de outros casos e criar um plano de resposta e de contingência. A DGS garante que estão assegurados os mecanismos para detetar, investigar, confirmar laboratorialmente e gerir as situações suspeitas. As respostas estão a ser articuladas com outros parceiros, como as autoridades aeroportuárias e portuárias. A Linha de Saúde está 24 horas disponível para esclarecer às dúvidas, aconselhar e encaminhar as situações específicas. 

São 3 os hospitais portugueses preparados, ao nível de instalações, de equipamentos e de profissionais de saúde, para responder a casos de doença pelo vírus ébola: o Curry Cabral e o D. Estefânia, em Lisboa, e o S. João, no Porto. O INEM dispõe de ambulâncias e de equipas especialmente preparadas para o transporte de doentes. A DGS está em contacto permanente com as autoridades nacionais e internacionais, de forma a manter-se atualizada sobre a situação.