Notícias

Como identificar um problema de saúde mental e procurar tratamento

15 novembro 2016
No site da Ordem dos Psicólogos é possível pesquisar os psicólogos pelo nome, por forma a saber se estão acreditados por aquela entidade.

As questões de saúde mental afetavam 23% da população portuguesa em 2013. Saiba que sintomas são sinal para alarme, como procurar tratamento e verificar a qualificação do psicólogo.

Procurar tratamento: precauções

Depois de decidir avançar para o tratamento, segue-se a escolha do profissional (psiquiatra ou psicólogo), que deve ser feita em função do problema. O passo seguinte é optar entre o sistema público e o privado.

Discuta com o seu médico de família a melhor forma de ter acesso a apoio psicológico no Serviço Nacional de Saúde. Tenha em conta que os cuidados privados na área da saúde mental só contam com a comparticipação do Estado se forem prescritos pelo médico de família e o doente for beneficiário da ADSE ou de outro subsistema de saúde.

O custo médio por consulta ronda os 50 euros. Algumas seguradoras, como a AXA, já comparticipam as consultas de psicoterapia.

Se optar pelo sistema público, aconselhe-se com o médico de família, que o encaminhará para um profissional da área da saúde mental. Se escolher o privado, procure obter referências através de outros profissionais.

Escolha o profissional em função do problema. O acompanhamento psiquiátrico é indispensável em quadros mais graves, que exigem a toma de medicamentos, mas beneficiam com a psicoterapia. Alguns psiquiatras têm formação para intervir em ambas as áreas, mas a maioria dos tratamentos psicoterapêuticos é conduzida por psicólogos clínicos habilitados.

Para maior segurança, confirme no portal da Ordem dos Psicólogos se o psicólogo possui acreditação. Pesquise o nome do profissional para saber se está registado e qual a sua especialidade.