Notícias

Como identificar um problema de saúde mental e procurar tratamento

15 novembro 2016
No site da Ordem dos Psicólogos é possível pesquisar os psicólogos pelo nome, por forma a saber se estão acreditados por aquela entidade.

15 novembro 2016
As questões de saúde mental afetavam 23% da população portuguesa em 2013. Saiba que sintomas são sinal para alarme, como procurar tratamento e verificar a qualificação do psicólogo.

Início

As questões de saúde mental representam cerca de 26,6% da carga total de problemas de saúde na Europa, onde o suicídio é uma das 10 principais causas de morte precoce. Dados de 2013 indicam que 23% dos portugueses sofria então de algum tipo de perturbação psiquiátrica. Apesar disso, os cuidados de saúde na área nem sempre são comparticipados.

Os problemas de saúde mental são a principal causa de incapacidade. Ajude a contribuir para a reflexão e responda a este inquérito DECO PROTESTE .

A morte de alguém próximo, conflitos com familiares ou a perda do emprego são exemplos de acontecimentos que causam sofrimento psicológico e podem necessitar de acompanhamento profissional. Porém, segundo a Comissão Europeia, apenas 25% dos europeus com um problema emocional procuram ajuda especializada. Deverá fazê-lo se observar os seguintes sintomas:
  • perda do controlo das emoções, agindo de formas que causem mais problemas;
  • incapacidade para cumprir tarefas de forma contínua durante um período de tempo considerável;
  • prolongamento do sofrimento associado a um luto durante um intervalo de tempo muito longo (mais de um ano);
  • sintomas físicos recorrentes de ansiedade, como dificuldade em respirar, peso no peito, desmaios ou crises de pânico;
  • ser aconselhado a procurar ajuda especializada pelo médico de família ou amigos.

Imprimir Enviar por e-mail