Guia de compras

Máscaras sociais: guia de compras

08 setembro 2020
homem de máscara dentro do autocarro

As máscaras sociais servem principalmente para proteger os outros da exposição às gotículas emitidas pelo utilizador durante a respiração, espirros e tosse. Saiba como escolher.

Consulte o rótulo da embalagem para verificar qual o nível de proteção da máscara social:

  • Proteção de nível 2 – tem de garantir um nível mínimo de filtração de 90% e destina-se à utilização por pessoas expostas ao contacto com elevado número de indivíduos.
  • Proteção de nível 3 – tem de garantir um nível mínimo de filtração de 70% são destinadas à população em geral, para utilização em espaços fechados.

Confirme se a máscara contém informação sobre a sua composição têxtil e o tamanho (adulto, criança, tamanho único, entre outros).

Se a máscara for reutilizável, verifique se a embalagem contém instruções sobre o processo de reutilização (lavagem, secagem, conservação, manutenção) e o número de reutilizações previstas.

Compre apenas produtos testados por laboratórios com competência técnica reconhecida e aprovados por entidades habilitadas para o fazerem, como o CITEVE, o Equilibirum ou o ISQ. Evite os modelos caseiros, que não oferecem qualquer garantia de cumprimento dos requisitos obrigatórios e podem transmitir ao utilizador uma falsa sensação de segurança.

Além da poupança financeira que a generalidade das máscaras reutilizáveis representa, lembre-se de que o impacto ambiental das versões laváveis é claramente menor do que o dos modelos descartáveis. Cada vez que utiliza uma máscara reutilizável é menos uma máscara descartável que vai para o lixo.

Lave a máscara reutilizável antes da primeira utilização. Garanta que ela está bem seca antes de a colocar no rosto e assegure a cobertura do nariz, boca e queixo. Prefira os modelos que se ajustam ao desenho do rosto, com um clip para melhor adaptação em volta do nariz.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.


Imprimir Enviar por e-mail