Dossiês

Gripe: respondemos às suas dúvidas

30 setembro 2015
gripe

30 setembro 2015

A Organização Mundial da Saúde recomenda a lavagem frequente das mãos e outras medidas de higiene. A vacina da gripe sazonal inclui proteção contra o vírus H1N1.

Início

A Direção-Geral da Saúde recomenda a vacina da gripe aos cidadãos a partir dos 60 anos, portadores de doença crónica, pulmonar, cardíaca, renal, hepática, diabetes e a quem tenha as defesas debilitadas. As grávidas com gestação superior a 12 semanas, os profissionais de saúde e os prestadores de cuidados, por exemplo, em lares de idosos também são aconselhados a vacinar-se. O mesmo sucede em relação às crianças e adolescentes com doenças crónicas que vivam em instituições e aos deficientes acolhidos em lares.

A vacinação é gratuita nos centros de saúde a alguns grupos, como cidadãos com 65 anos ou mais, residentes nalguns lares de idosos, doentes integrados na rede de cuidados continuados, crianças e adolescentes com doenças crónicas que permaneçam em instituições ou profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde com recomendação para serem vacinados.