Dossiês

Alergias: como tratar e prevenir

Casa sem alergénios

A rinite alérgica é desencadeada quando o doente entra em contacto com a substância a que é sensível (por exemplo, pólen, bolores, ácaros, pó ou fumo de tabaco). Para muitas pessoas, devido à carga de pólenes no ar, a chegada da primavera é sinónimo de espirros constantes e nariz a pingar.

Por isso, a rinite alérgica é, muitas vezes, confundida com uma simples constipação. Se costuma sofrer de rinite ou tem alguém em casa com este problema, é possível reduzir a exposição aos alergénios com algumas medidas.

Os nossos conselhos mostram quais os cuidados a ter na escolha dos materiais e limpeza do lar. 

Sala de Estar
Chão Prefira o chão de madeira. Se tiver alcatifa, convém aspirá-la uma ou duas vezes por semana, insistindo nos cantos. Use um aspirador com filtros HEPA, de preferência. Mude o saco antes de encher.
Cortinados Lave-os regularmente, pois acumulam pó.
Evite o fumo de tabaco em casa: é o principal poluente do ambiente interior.
Carpetes Sacuda ou lave regularmente as carpetes para remover pó, ácaros, pólenes e bolores.
Móveis Mantenha a mobília sem pó. É preferível usar panos húmidos. Elimine os objetos que atraem o pó, como bibelôs, peluches e revistas, ou guarde-os numa caixa.
Janelas Se for alérgico aos pólenes, mantenha as janelas fechadas durante a manhã. É nessa altura do dia que o ar está mais carregado dessas partículas. Limpe regularmente os caixilhos e os parapeitos das janelas para evitar a formação de bolor.
Quarto
Móveis Não acumule bonecos de peluche e livros no quarto.
Guarda-roupa Mantenha a porta do guarda-roupa fechada. Se a roupa ficar guardada algum tempo, areje-a ou lave-a antes de voltar a usá-la.
Roupa da Cama Lave os lençóis e fronhas uma vez por semana e as colchas e, os cobertores, uma vez por mês. Não os deixe na máquina de lavar molhados e seque-os completamente, para evitar a formação de bolores. Se for alérgico aos ácaros, cubra os colchões e almofadas com capas antiácaros laváveis. Aspire o colchão de ambos os lados, pelo menos, em cada duas semanas.
Animais Evite a permanência de animais de estimação nos quartos.
Cortinados Lave-os regularmente, pois acumulam pó.
Chão Prefira o chão de madeira. Se tiver alcatifa, convém aspirá-la uma ou duas vezes por semana, insistindo nos cantos. Use um aspirador com filtros HEPA, de preferência. Mude o saco antes de encher.
Casa de banho
Azulejos Depois de tomar banho, seque os azulejos e as fissuras junto à banheira com uma esponja.
Ventilação Deixe arejar a casa de banho, para eliminar a humidade, propícia ao desenvolvimento de bolores.
Banheira Limpe a banheira e os azulejos com um detergente ou desinfetante que elimine os bolores.
Cortinas Se tiver cortinas de plástico no chuveiro, lave-as regularmente com lixívia.