Dicas

Tiroide sob controlo

17 janeiro 2013

17 janeiro 2013

Engordar ou emagrecer de repente e cansaço excessivo podem indicar mau funcionamento da tiroide. O tratamento com medicamentos reequilibra as hormonas.

Quando o funcionamento da tiroide é demasiado acelerado ou lento, o nosso organismo fica desregulado. As hormonas que segrega podem influenciar o batimento cardíaco, a frequência respiratória, o crescimento, o humor e o peso. Quando a produção se altera, podem surgir perturbações em todo o organismo.

Os distúrbios mais frequentes são o hiper e o hipotiroidismo, caracterizados pela segregação excessiva e deficitária de hormonas pela tiroide, respetivamente.

Não é possível prevenir estas doenças. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado com medicamentos controlam a maioria dos problemas. Nos casos graves de hipertiroidismo, pode ser necessário remover parte ou toda a tiroide.

Informe o médico se tem familiares com doenças nesta glândula ou foi submetido a radioterapia no pescoço. São dois fatores de risco.

O iodo funciona como um combustível para a tiroide. Os especialistas recomendam 150 microgramas por dia para adultos. Nas grávidas, a quantidade aumenta para os 200 microgramas diários. O sal que consumimos supre as necessidades em ambos os casos. Se for obrigado a reduzir ou eliminar este condimento da dieta, por exemplo, devido a doenças cardíacas, aumente o consumo de peixe do mar, feijão-verde, leite e derivados.


Imprimir Enviar por e-mail