Dicas

Soluções para a incontinência urinária

Outras soluções para perdas de urina

Já ouviu falar de botox? Não tem apenas aplicação na área da estética. Considerando que esta toxina tem a capacidade de paralisar músculos temporariamente, pode ser administrada em pessoas com incontinência de urgência ou bexiga hiperativa, através de injeção no músculo da bexiga. Apesar de eficaz, o tratamento não é isento de riscos. É comum a ocorrência de retenções urinárias que evoluem para infeções, obrigando ao uso de um cateter para esvaziar a bexiga várias vezes ao dia.

Uma alternativa é a neuromodulação sacral, que consiste na implantação de um aparelho semelhante a um pacemaker na parte superior da nádega. Este estimulador elétrico do nervo sacral apenas é recomendado no tratamento da bexiga hiperativa. Pode ocorrer dor no local do implante, infeção ou deslocamento do aparelho.

A estimulação elétrica do nervo tibial também pode ser efetuada através de uma agulha, por onde passa a corrente elétrica, aplicada no tornozelo durante 30 minutos. Trata-se de uma terapia prolongada (no mínimo, uma vez por semana durante 12 semanas), também aplicável à bexiga hiperativa, que requer disponibilidade. Quando os sintomas são severos e não respondem aos restantes tratamentos, a cirurgia pode ser uma opção.