Dicas

Qualidade do ar afetada por poeiras do norte de África: o que fazer?

Poeiras oriundas dos desertos do norte de África, que atingem Portugal continental, podem comprometer a qualidade do ar. Veja as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

05 maio 2022
Poeira no ar: cuidados a ter

iStock

Geram inquietação as nuvens de poeira provenientes do norte de África, que afetam o ar de algumas regiões de Portugal continental. Este fenómeno deve-se a uma massa de ar que transporta a poeira, pintando o céu em tons alaranjados ou cinzentos.

Esta poeira (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais vulnerável, cujos cuidados devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

As partículas inaláveis têm um diâmetro não superior a dez micrómetros e são consideradas representantes do maior risco para a saúde, pois conseguem penetrar profundamente ao nível dos pulmões e atingir os alvéolos pulmonares, causando perturbações no sistema respiratório. 

A exposição a curto (horas ou dias) ou longo (meses ou anos) prazo provoca efeitos na saúde como doenças cardiovasculares, agravamento de asma, cancro do pulmão ou doenças respiratórias.  

Durante os dias em que durar a poeira, siga as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS):

  • a população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
  • crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos (como asma) e doentes com problemas cardiovasculares, pela sua maior vulnerabilidade, devem tentar permanecer dentro dos edifícios, preferencialmente, com as janelas fechadas;
  • doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;
  • em caso de agravamento de sintomas, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorra a um serviço de saúde.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.