Dicas

Olhos: como tratar problemas

30 março 2015
olhos

30 março 2015

Conjuntivite, blefarite, calázio e hordéolo são problemas oftalmológicos frequentes que podem ser resolvidos em casa. Desfazemos alguns mitos, como esfregar uma aliança quente num terçolho.

Acabar com os mitos


Esfregar aliança quente num terçolho
É talvez uma das mais conhecidas crenças que chegam aos ouvidos de quem está a tentar livrar-se de um hordéolo. Pode haver um pequeno alívio devido ao calor, mas expor o olho a uma superfície “suja” não é a melhor opção. Deve optar por usar compressas quentes.

Terçolho, terçolho, vai para aquele olho
Esta é uma lengalenga que se tem mantido viva de geração em geração. O objetivo é sempre o mesmo: fazer com que a maleita passe para o olho de outra pessoa. Como é fácil de perceber, não resulta.

Leite materno cura conjuntivide em bebés
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que pode ter origem alérgica, viral ou bacteriana. O tratamento visa combater o agente causal e, evidentemente, o leite materno não é indicado nestes casos. Com bebés, o cuidado deve ser ainda maior. Deve ir ao médico após os primeiros sintomas.

Olho seco
Quem sofre deste mal recebe com frequência um conselho: lavar com água corrente. Nada resolve. O olho seco é uma alteração devido à diminuição da produção de lágrima, que não pode ser reposta com água corrente.