Dicas

Como tratar infeções urinárias

Mitos e verdades

As infeções urinárias são contagiosas? 

Não se apanha este tipo de infeção por estar em contacto com uma pessoa com a doença. Em geral, é causada por bactérias naturalmente presentes no organismo.

Podem apanhar-se em casas de banho públicas? 

Não. As infeções urinárias surgem devido à contaminação da uretra, geralmente, por bactérias que migraram do ânus, não pela utilização da sanita.

O frio ou andar descalço causa ou agrava a infeção urinária?

Não existem dados sobre a maior prevalência de cistites no inverno. Contudo, quando está frio, tendemos a ingerir menos líquidos e, consequentemente, a urinar menos, pelo que podem surgir infeções com mais frequência. Mas não é por estarmos descalços ou apanharmos frio. Urinar ajuda a limpar o canal da uretra e a eliminar eventuais bactérias. Por este motivo, também não se deve adiar a ida à casa de banho, quando se tem vontade.

Os probióticos e as bagas de arando tratam infeções urinárias?

A eficácia destes produtos é duvidosa. O mesmo se aplica à manose (um açúcar presente nalgumas plantas) e aos chás base de equinácea, uva-ursina, pés-de-cereja e de barbas de milho. 

Redobrar os cuidados de higiene ajuda a prevenir?

Não. A higiene excessiva e o uso de produtos de higiene íntima são desaconselhados por causarem um desequilíbrio da flora vaginal e, deste modo, favorecerem as infeções. A flora natural contém microrganismos que ajudam a prevenir a contaminação.