Como tratar infeções urinárias
Mitos e verdades
As infeções urinárias são contagiosas?
Não se apanha este tipo de infeção por estar em contacto com uma pessoa com a doença. Em geral, é causada por bactérias naturalmente presentes no organismo.
Podem apanhar-se em casas de banho públicas?
Não. As infeções urinárias surgem devido à contaminação da uretra, geralmente, por bactérias que migraram do ânus, não pela utilização da sanita.
O frio ou andar descalço causa ou agrava a infeção urinária?
Não existem dados sobre a maior prevalência de cistites no inverno. Contudo, quando está frio, tendemos a ingerir menos líquidos e, consequentemente, a urinar menos, pelo que podem surgir infeções com mais frequência. Mas não é por estarmos descalços ou apanharmos frio. Urinar ajuda a limpar o canal da uretra e a eliminar eventuais bactérias. Por este motivo, também não se deve adiar a ida à casa de banho, quando se tem vontade.
Os probióticos e as bagas de arando tratam infeções urinárias?
A eficácia destes produtos é duvidosa. O mesmo se aplica à manose (um açúcar presente nalgumas plantas) e aos chás base de equinácea, uva-ursina, pés-de-cereja e de barbas de milho.
Redobrar os cuidados de higiene ajuda a prevenir?
Não. A higiene excessiva e o uso de produtos de higiene íntima são desaconselhados por causarem um desequilíbrio da flora vaginal e, deste modo, favorecerem as infeções. A flora natural contém microrganismos que ajudam a prevenir a contaminação.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).