Dicas

Hepatite A: o que é, como se transmite e como prevenir

31 março 2017
Hepatite A

Portugal reportou 115 casos de hepatite A desde o início do ano. O contacto sexual tem sido apontado como o principal meio de transmissão. Saiba como prevenir.

Como prevenir

A vacina contra a hepatite A é recomendada quando se viaja para países onde a doença ainda é muito comum e também a pessoas com doença hepática crónica ou inseridas numa comunidade onde seja detetado um surto. A vacina é administrada em duas doses, ao longo de seis meses.

Pode prevenir o contágio com algumas medidas:

  • lavar as mãos com água e sabão, sobretudo depois de ir à casa de banho ou de trocar uma fralda e antes de cozinhar e de comer;
  • evitar beber água da torneira ou utilizar gelo em países com deficientes condições sanitárias;
  • não consumir marisco nem alimentos crus (legumes ou fruta) em países com condições sanitárias precárias.

Para fazer face a este surto, a Direção-Geral de Saúde está a recomendar profilaxia ou a vacina a pessoas que estiveram expostas ao vírus recentemente e não estão vacinadas contra a hepatite A. A profilaxia depois da exposição ao vírus é feita com imunoglobulina e recomenda-se a pessoas com mais de 41 anos; em crianças com menos de 12 meses de idade, em pessoas com problemas ao nível do sistema imunitário ou com doença hepática crónica ou ainda com contraindicações à vacinação. 

Quando se opta pela vacina ou se a imunoglobulina não estiver disponível, esta deve ser administrada no prazo máximo de duas semanas após a exposição. São duas doses, separadas por 6 a 18 meses.