Disfunção erétil: causas e tratamentos

A disfunção erétil poderá estar relacionada com uma doença cardiovascular ou diabetes. Fale com o médico para identificar a causa e encontrar a solução para si.
Quase sempre há solução
Vida saudável
Perder peso, parar de fumar, fazer exercício físico regularmente e reduzir o consumo de álcool é benéfico no tratamento da impotência, sobretudo em homens com problemas cardiovasculares ou metabólicos, como diabetes.
Comprimidos
Os inibidores da PDE-5 são os mais usados. De eficácia equivalente, o sildenafil, o tadalafil e o vardenafil diferem na dosagem, tempo de atuação e frequência com que são necessários. Atuam aumentando o fluxo sanguíneo no pénis. Não resultam em 25% dos casos e são menos eficazes em diabéticos. São contraindicados a cardíacos medicados com nitratos ou nitroglicerina. Respeite as indicações do médico.
Aplicação local
O alprostadilo é uma alternativa quando os comprimidos não funcionam. Aplica-se diretamente no pénis antes do ato sexual, através de injeção (Caverject) ou comprimidos para inserir na uretra (Muse).
Bombas de vácuo
À venda em sex shops e lojas de produtos pessoais, são uma opção para quem tem relações pontuais e não pode tomar medicação.
Implantes penianos
Poderão ser indicados quando nenhum outro tratamento funciona ou para quem prefira uma solução permanente, sem recorrer a medicação ou outros métodos. Consiste no implante de cilindros artificiais no pénis, insufláveis ou flexíveis.
Psicoterapia
O apoio psicológico, como terapia sexual, conjugal ou de grupo pode ser uma solução ou um bom adjuvante.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).