Dicas

Diabetes: saber conviver com a doença

07 abril 2016 Arquivado
Dicas para melhor conviver com a diabetes.

07 abril 2016 Arquivado

Este ano, o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, é dedicado ao combate à diabetes. Uma alimentação equilibrada e 30 minutos de atividade física diária são essenciais para controlar a doença que afeta mais de um milhão de portugueses.

Início

Se não for tratada com dieta, atividade física e controlo dos níveis de açúcar no sangue, a diabetes pode causar limitações na visão ou cegueira, lesões irreparáveis nos rins e problemas cardíacos ou do sistema nervoso. A diminuição da irrigação sanguínea pode afetar os membros inferiores, gerar úlceras e obrigar a amputações.

Pessoas com risco de contrair diabetes devem vigiar a glicemia, o colesterol e a tensão arterial. Perante os seguintes sinais de alarme, vá ao médico:

  • cansaço extremo;
  • muita sede e boca seca;
  • visão turva;
  • necessidade frequente de urinar, sobretudo à noite;
  • fome constante;
  • problemas de concentração;
  • perda de peso repentina injustificada.

Para uma pessoa sem a doença, os valores da glicemia em jejum são normalmente inferiores a 110 mg/dl. Considera-se uma pessoa diabética quanto o valor de glicose no sangue em jejum é maior ou igual a 126 mg/dl ou maior ou igual a 200 mg/dl em duas medições em ocasiões diferentes.

Glicemia sob controlo
A Direção-Geral da Saúde recomenda no mínimo 2 consultas anuais aos diabéticos. Aconselha alguns exames de rotina, como a glicemia no sangue e o controlo de fatores de risco cardiovasculares, como a hipertensão e o colesterol elevado.

Os diabéticos devem avaliar regularmente a função renal e fazer um exame oftalmológico: com os níveis elevados de glicose, corre-se o risco de danificar os rins e os olhos, culminando em insuficiência renal e cegueira. Uma inspeção regular dos pés é aconselhável, para detetar lesões e infeções. Os diabéticos insulinodependentes com dificuldade em controlar os níveis de glucose devem fazer medições diárias da glicemia, para adaptar a dose de insulina.

Em 2014, a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem diabetes. 

Faça pesquisas de glicose sanguínea ao longo do dia, idealmente em jejum, antes e depois das refeições. Os valores de glicemia recomendados deverão ser 70-130mg/dl em jejum, entre 80-130 mg/dl, antes da refeição, e 180mg/dl, após a refeição.