Dicas

Constipação: verdade ou mito?

15 novembro 2017
constipação

15 novembro 2017
Sair com o cabelo molhado não aumenta o risco de constipação, a vitamina C não a previne e o frio não está entre as suas causas.

Se sair com o cabelo molhado quando está frio, o mais certo é apanhar uma constipação?
Ao contrário do que provavelmente ouviu durante toda a sua vida, sair com o cabelo molhado ou sem chapéu não aumenta o risco de constipação. Esta tem origem viral e não na temperatura.

Tomar vitamina C previne a infeção?
A ingestão regular de vitamina C não reduz a frequência da constipação, nem acelera a cura. A administração de doses elevadas de vitamina C no início dos sintomas já foi testada em vários estudos, que demonstraram não haver um efeito consistente sobre duração ou gravidade do mal-estar.

O stresse aumenta a probabilidade de apanhar o vírus?
Sim. Quando estamos ansiosos ou stressados, libertamos cortisol, uma hormona que afeta o sistema imunitário, reduzindo a resposta natural do organismo a vírus e bactérias.

A canja de galinha ajuda a aliviar os sintomas?
Sim, as avós têm razão. O calor, o líquido e o sal podem ajudar a combater a infeção: inibem o movimento das células responsáveis pela inflamação (neutrófilos) e aceleram, ainda que temporariamente, o movimento do muco. Neste último caso, é possível que ajudem a aliviar a congestão e limitem o tempo em que os vírus estão em contacto com a mucosa nasal.

Quando o muco nasal é verde tenho gripe?
Nem sempre. O muco produzido no decorrer da constipação muda várias vezes de cor. No início, é claro e, depois, fica esbranquiçado ou amarelado. O verde significa que as bactérias normais do nariz estão a crescer.

As constipações são mais comuns no inverno?
Sim. No inverno, passamos mais tempo no interior, em contacto com outras pessoas. Se alguém estiver constipado, transmite o vírus aos restantes. Esta é também a estação do ano com ar mais seco, propício ao desenvolvimento dos vírus responsáveis pela constipação.

A vacina da gripe também é útil para prevenir constipações?
Não. A vacina da gripe apenas protege o organismo contra os vírus responsáveis pela gripe. 


Imprimir Enviar por e-mail