Dicas

Asma sob controlo

05 maio 2015

05 maio 2015

Na maior parte dos casos, é possível manter uma vida normal. Saiba como controlar os sintomas e prevenir os ataques de asma.

Um asmático pode ter uma vida ativa e com qualidade. É possível tratar e controlar a doença, apesar de não ter cura.  

Armas contra a doença
Evitar os elementos identificados como desencadeantes é o ponto de partida para combater a doença. No entanto, também pode ser necessário tomar medicamentos, como um broncodilatador de ação rápida.

Se os ataques forem frequentes, aconselha-se uma terapêutica de manutenção, em regra, com corticoides inalados, medicamentos por via oral (em comprimidos) e, numa emergência, até injetáveis.

No controlo da asma privilegia-se o uso de um inalador, pois desta forma o medicamento alcança mais depressa os brônquios, produzindo menos efeitos secundários.

Caso as crises de asma sejam provocadas por um alergénio, é possível recorrer-se à imunoterapia,. Trata-se de injeções com quantidades crescentes do alergénio responsável para, de forma progressiva, aumentar a tolerância à substância.

Aprender a evitar as crises

  • Evite os materiais e objetos que atraem pó e são difíceis de limpar, como alcatifas, cortinas e carpetes. Os tapetes devem ser frequentemente lavados e os colchões e as almofadas protegidos com capas antiácaros.
  • Lave a roupa da cama uma vez por semana a mais de 60°C.
  • Não convém manter animais domésticos em casa. Se quiser ter um, afaste-o dos quartos e aspire com mais frequência.
  • Evite as atividades ao ar livre e mantenha as janelas da casa e do automóvel fechadas durante as alturas de polinização.
  • Areje bem todas as divisões da casa e durma num quarto sem problemas de humidade.
  • É desaconselhável usar produtos de limpeza com substâncias e cheiros muito ativos e agressivos. 
  • Evite fumar e frequentar locais com muito fumo.