Alertas

Viagens: proteja-se de doenças tropicais causadas por mosquitos

28 julho 2022
Viagens: proteja-se de doenças tropicais causadas por mosquitos

É no verão, e principalmente nos países tropicais, que se manifesta o maior número de doenças tropicais, como a febre-amarela, a dengue ou a zika, entre outras. Antes de viajar, saiba mais sobre estas doenças e os cuidados a ter.

Início

As doenças tropicais encontram-se presentes em cerca de centena e meia de países, e atingem cerca de um bilião de seres humanos. Afetam de uma forma mais severa as regiões tropicais, onde se concentram os países mais desprotegidos e em vias de desenvolvimento, causando sofrimento e deficiências nas populações.

Desde o século XIX que são referidas em documentos médicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama-lhes “doenças negligenciadas”, por lhes terem sido atribuídos poucos investimentos.

São causadas por vírus, bactérias e protozoários, que se encontram nas regiões tropicais, que, por serem quentes e húmidas, constituem o habitat ideal para a sua propagação. Estas condições, aliadas à falta de saneamento e de acesso a água potável, que predominam nos países em desenvolvimento, levam a que estas patologias progridam como doenças infecciosas endémicas (que existem sempre).

África, Ásia e América Latina são os continentes mais afetados. O Brasil é o país que reúne todas as doenças que constam na lista de doenças tropicais, realizada pela OMS.

Antes de viajar para um destino tropical, deve realizar uma consulta do viajante (idealmente, um a dois meses antes). Serve para receber informação sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Dependendo do destino e do tipo de viagem podem ser recomendadas vacinas específicas. Tenha atenção que as recomendações para viajantes são frequentemente atualizadas de acordo com a situação epidemiológica das doenças.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós