Alertas

Tatuagens de hena: algumas são perigosas para a saúde

11 agosto 2018
risco de alergia em tatuagens

11 agosto 2018
As crianças e os adolescentes são os principais clientes das tatuagens temporárias. No verão, é fácil encontrá-las à venda em feiras, festivais ou perto de zonas balneares. As tatuagens à base de hena negra podem provocar reações alérgicas graves e eczemas de contacto.

Antes de fazer uma tatuagem temporária, informe-se se é composta por hena natural ou por hena negra. Para que durem mais tempo e sejam mais escuras, são adicionados corantes naturais, como o indigno ou a parafenilenodiamina. Esta última é uma substância química proibida em produtos de decoração da pele, porque pode provocar reações alérgicas. Serve para alcançar um efeito mais rápido e a cor negra mais intensa da tatuagem temporária. 

Em casos mais graves, a tatuagem de hena negra causa um eczema de contacto na área tatuada ou mesmo noutras partes do corpo. O aparecimento do eczema pode ser imediato ou demorar vários dias após a aplicação da tatuagem. Regra geral, a pele fica vermelha, a comichão é intensa e formam-se pequenas bolhas que rebentam ao coçar. A zona afetada, por vezes, tornar-se seca e escamosa. Também há casos de reações mais violentas que necessitam de intervenção médica urgente ou até de hospitalização. Recomenda-se que aos primeiros sintomas recorra a um médico.

Algumas pessoas ficam sensibilizadas à parafenilenodiamina para sempre, o que as obrigará a estarem muito atentas no dia-a-dia. Especialmente porque a resposta alérgica a uma segunda exposição pode ser mais grave do que a primeira. A probabilidade de voltar a entrar em contacto com parafenilenodiamina é grande porque esta substância está presente, embora em menor quantidade, noutros produtos. Falamos de tintas capilares, borracha, roupa, sapatos, protetores solares e até medicamentos.

Para ter a certeza que não está a fazer uma tatuagem de hena negra, recomendamos que procure saber a lista de ingredientes. Se não lhe souberem dar qualquer informação, não faça a tatuagem. Outro sinal de alerta é a cor. A pasta de hena natural varia entre o verde-acastanhado e o castanho. Se a pasta apresentada for mais escura (negra), não alinhe. Pergunte o tempo de exposição. Recuse igualmente se lhe disserem que consegue remover o desenho após uma hora, pois trata-se de hena negra.