Alertas

Queda do cabelo: Velform Hair Grow Plus retirado do mercado

30 janeiro 2013 Arquivado

30 janeiro 2013 Arquivado

Depois do Anticell +, que dizia combater a celulite, o Infarmed proibiu a venda do cosmético Velform Hair Grow Plus, vendido para combater a queda de cabelo, também por apresentar “alegações enganosas em relação à sua eficácia”.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde suspendeu a venda e ordenou a retirada do mercado do Velform Hair Grow Plus, comercializado através das televendas.

Os cosméticos e produtos de higiene corporal estão impedidos de usar expressões como “antibacteriano”, “cicatrizante”, “desinfetante”, “estimula o crescimento do cabelo”, “redutor de gorduras” ou “restaurar tecidos danificados”, por poderem induzir o consumidor em erro.

Os cosméticos não podem reivindicar propriedades terapêuticas ou biocidas. Por lei, são preparações para aplicar na pele e têm como função “limpar, perfumar, modificar o aspeto, proteger, manter em bom estado ou corrigir os odores corporais”.

A correção das informações nos rótulos e a regulação do mercado "selvagem" das alegações tem sido uma das prioridades da DECO, que tem contribuído, ao longo dos anos e a diferentes níveis, para melhorar a proteção dos consumidores contra práticas abusivas ou desleais e na denúncia de atropelos à legislação.

Além disso, se um cosmético provocar efeitos indesejáveis, como alergias, não deixe de contactar o Infarmed. Preencha o formulário que disponibilizamos no nosso portal.