Os seus filhos têm estes produtos da Claire’s? Cuidado, contêm amianto
Início
Foram encontrados vestígios de amianto em outro kit de maquilhagem para crianças da Claire's. Atualmente esgotado, o produto já esteve à venda em Portugal. Verifique se o tem em casa, não use e entregue-o na loja. Já questionámos o Infarmed.

Há mais um kit de maquilhagem da marca Claire's que contém vestígios de amianto. Trata-se de um estojo de maquilhagem com sombras, blush, batom, pó compacto, rímel e lápis de olhos. O alerta foi dado pelas autoridades da República Checa. Na sequência, o Sistema Europeu de Alerta Rápido (RAPEX) colocou o produto na sua lista, o que implica a retirada do mercado e destruição das unidades descobertas. O kit está classificado como de risco elevado.
Visitámos uma loja da Claire's e fomos informados de que o produto está esgotado em todos os pontos do País. Mas já esteve à venda. O nosso conselho: confirme se tem estas maquilhagens em casa, sobretudo nos lotes e códigos de barras 04/17, 38783, 5053264387832. Em caso afirmativo, entregue nas lojas, para serem destruídas.
Infarmed deve inspecionar a marca
Este ano, é a segunda vez que os produtos da Claire's são alvo de um aviso do Rapex por conterem vestígios de amianto. O primeiro alerta foi dado em abril, a propósito de duas caixas de maquilhagem da Claire's. Nos Estados Unidos, temos conhecimento de um caso semelhante ocorrido em dezembro de 2017. Não há confirmação de que o produto em causa estivesse no mercado europeu.
É inaceitável que a marca repita, num intervalo de dois meses, o mesmo problema. Já contactámos o Infarmed. Exigimos que o regulador realize rapidamente uma inspeção a todos produtos da Claire's , retirando-os do mercado, caso sejam detetados problemas de segurança. Por sua vez, a marca deve criar um plano de segurança que identifique a causa de contaminação dos produtos e apresente medidas de mitigação dos riscos.
Amianto e perigos para a saúde
O amianto é uma fibra natural proveniente de vários minerais. É perigoso para a saúde se as suas fibras forem inaladas, pois alojam-se nos pulmões, onde podem permanecer durante décadas e causar danos irreversíveis. As consequências da inalação deste tipo de materiais podem surgir entre 10 a 60 anos após o contacto. Pode causar fibrose pulmonar, cancro do pulmão e mesotelioma, um tipo de tumor maligno localizado ao nível da pleura, peritoneu e pericárdio. O risco de aparecimento de doença vai depender não só do tipo e da dimensão da fibra, como da sua concentração e do tempo de exposição.
O uso de amianto é proibido em produtos cosméticos, uma vez que está classificado como carcinogénico.
Avaliámos regularmente a segurança dos produtos à venda no mercado. Conheça outros que chumbam neste aspeto na nossa página Produtos Perigosos.