Notícias

Gel de banho: quase metade dos produtos testados deixa a pele desidratada

Num teste a géis de banho, a DECO PROTESTE verificou que quase metade dos produtos deixam a pele desidratada. Conheça os três nomeados e poupe com a Escolha Acertada. Siga, ainda, as quatro dicas para se tornar mais sustentável na hora do banho. 

07 agosto 2023
Mulher de costas a tomar banho usando gel duche

iStock

A DECO PROTESTE testou 16 géis de banho, sólidos e líquidos, das principais marcas nacionais e internacionais vendidas no mercado português, que alegam hidratar a pele. A principal conclusão retirada foi que quase metade dos produtos testados deixa a pele desidratada, apesar de alegarem ser hidratantes.

A congénere italiana da DECO PROTESTE realizou estudos de não-desidratação em três marcas de gel de banho, comparando amostras de produtos “hidratantes” e “normais”, e obteve resultados semelhantes. Os dados não permitem tirar conclusões definitivas, mas sugerem que alguns fabricantes utilizam esta alegação como estratégia de marketing. Ainda assim, esta simples comparação não demonstrou que géis de banho hidratantes desidratem menos do que os vendidos sem a alegação.

Independentemente de o gel de banho hidratar ou não, deve sempre aplicar loção corporal depois do banho ou do duche. Esta funciona como barreira à saída de água e contém ingredientes que atraem água. Alguns prometem manter o efeito hidratante durante 24 a 48 horas, mas é difícil uma loção manter-se na pele um dia inteiro. 

Os géis de banho líquidos testados custam entre 1,72 e 35,46 euros por litro. Optando por uma versão sólida, os preços sobem.

Os produtos de banho e duche foram concebidos para remover a sujidade, a transpiração e as células mortas da pele, bem como suavizá-la e hidratá-la, melhorando a experiência do banho.

Líquido ou sólido: quais as diferenças?

Ao nível da formulação, não existem grandes diferenças entre o gel de banho líquido e o sólido: limpam e hidratam de forma semelhante, sendo que as variações estão dependentes da marca. O que os distingue é o líquido conter mais água.

Mas não confunda gel de banho sólido com sabonete. Os sabonetes têm uma composição diferente dos géis de banho e, regra geral, apresentam valores de pH superiores ao pH natural da pele, o que pode secá-la ou irritá-la. Já os géis de banho apresentam um pH mais próximo do da pele, pelo que são mais suaves.

Deve tomar banho várias vezes por semana

A pele humana está em contacto contínuo com o meio ambiente, o que pode modificar a sua flora, o seu pH e as propriedades da barreira. A limpeza é, assim, a base para uma pele saudável. Limpar o maior órgão do corpo humano permite remover as sujidades, os cosméticos e as células mortas. Depois de limpa, a pele está pronta para ser hidratada, protegida e nutrida.

Embora não haja uma frequência ideal, alguns especialistas sugerem que tomar banho várias vezes por semana é suficiente para a maioria das pessoas. Banhos curtos com foco na zona das axilas e virilhas podem ser suficientes. Porém, se estiver sujo ou suado, ou após um treino, tem motivos para aumentar a frequência. Muitos optam pelo duche diário, seja para ajudar a acordar, seja por preocupações com o odor corporal.

Mas o banho em excesso pode não ser benéfico para a saúde. A pele saudável mantém o filme hidrolipídico (formado por gordura e suor) e um bom microbioma (comunidade de microrganismos). As lavagens sucessivas, especialmente com água muito quente, podem contribuir para que a pele fique seca, irritada ou com comichão. E, uma vez seca e gretada, bactérias e alérgenos podem romper a sua barreira protetora, permitindo a ocorrência de infeções cutâneas e reações alérgicas. Banhos e duches frequentes tendem ainda a reduzir a capacidade de o sistema imunitário dar resposta a agentes externos.

Mais: a utilização de sabonetes antibacterianos pode matar as bactérias “amigas” do organismo, o que perturba o equilíbrio microbiótico da pele e incentiva o aparecimento de organismos inimigos, mais resistentes a antibióticos.

Como ser mais sustentável na hora do banho?

Siga as seguintes dicas para poupar enquanto está a tomar banho.

  • economize água. Poupa até 10 litros de água, por lavagem, fechando a torneira durante o tempo em que aplica o gel de banho no corpo;
  • use água menos quente. Enxaguar com água morna (até 38ºC), em vez de quente (desde 43ºC), permite gastar menos 10% de energia;
  • compre um chuveiro económico. Pode reduzir o consumo de água por lavagem, se adquirir um redutor de caudal para o chuveiro;
  • não aplique demasiado gel de banho. Utilize apenas a quantidade necessária em cada lavagem.

Qual é a diferença entre a flora residente e flora transitória? 

A pele é habitada por bactérias e fungos, que são, regra geral, inofensivos e benéficos numa pessoa saudável. Os micróbios da pele podem fazer parte de dois tipos de flora:

  • flora residente, que é constituída por microrganismos fixos, sendo que o tipo e a densidade das espécies variam consoante o indivíduo;
  • flora transitória, que consiste em microrganismos não patogénicos ou potencialmente patogénicos, ou seja, que podem causar doenças.

Se a flora residente estiver intacta, os micróbios da transitória não são problemáticos. Porém, se a flora residente for perturbada, os agentes patogénicos podem multiplicar-se e causar doenças.

A manutenção da flora residente e da sua função de barreira é garantida, se o pH da pele for mantido. A superfície da pele é ligeiramente ácida, e o pH varia entre 4,5 e 5,5. O aumento do pH pode levar a que a pele fique mais seca e escamosa, criando o ambiente ideal para o crescimento de bactérias patogénicas. 

Géis de banho: como foram testados?

O teste foi dividido em quatro partes.

Em laboratório, foi avaliado o grau de não-desidratação do gel de banho. Durante três dias, 20 voluntários deixaram de aplicar qualquer tipo de cosméticos nos antebraços. Após esse período, foi feita uma avaliação inicial de hidratação da pele (por corneometria), às áreas em teste. De seguida, foram fornecidos os produtos a testar, em embalagens descaracterizadas, para aplicarem, numa das áreas de teste, duas vezes por dia (de manhã e à noite), durante uma semana. Paralelamente, os voluntários aplicaram noutra zona um surfactante (agente de limpeza) que desidrata a pele e mantiveram uma zona de controlo (sem aplicação de qualquer produto). No final, foi feita outra avaliação à hidratação da pele e compararam-se os resultados das diferentes zonas com a avaliação inicial. 

No teste de utilização, cada gel de banho foi utilizado por 30 consumidores, durante uma semana, e, de seguida, preenchido um questionário. Avaliaram a quantidade de espuma, o perfume, a facilidade em remover o produto, entre outras características do produto. Os utilizadores receberam os produtos em embalagens descaracterizadas.

Avaliou-se, também, o impacto ambiental, nomeadamente se existia embalagem secundária, se a embalagem primária era feita com materiais reciclados e se os ingredientes usados na formulação eram nocivos para o meio ambiente. Os produtos sem embalagem secundária e com embalagens primárias feitas com materiais reciclados recebem melhores notas. Nenhum dos géis testados tem embalagem secundária.

Em relação aos ingredientes, os géis de banho podem conter água, surfactantes, hidratantes, fragrâncias, conservantes, espessantes e corantes. Na avaliação, privilegia-se os que não têm efeitos desreguladores endócrinos, toxicidade para o ambiente, degradabilidade e bioacumulação.

O rótulo foi o último critério do teste. Deve conter o nome e o endereço do fabricante, o peso ou o volume, a durabilidade, o número do lote e a função do produto, bem como a lista de ingredientes. As informações devem estar no idioma do país onde o produto está a ser comercializado e devem ser facilmente legíveis e visíveis. 

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.