Notícias

Fructis Hair Food: amaciador ou iogurte?

Os produtos Fructis Hair Food, da Garnier, podem ser confundidos com géneros alimentícios, devido  ao formato da embalagem e à imagem do rótulo. A marca comprometeu-se a fazer alterações.

  • Dossiê técnico
  • Susana Santos
  • Texto
  • Fátima Ramos
05 abril 2021
  • Dossiê técnico
  • Susana Santos
  • Texto
  • Fátima Ramos
fructis

iStock

Segundo Infarmed, a quem cabe a supervisão dos cosméticos em Portugal, a L’Oréal, responsável pelos produtos Garnier, comprometeu-se a modificar a embalagem dos champôs e amaciadores Fructis Hair Food, para limitar a possibilidade de os consumidores, em especial as crianças, os confundirem com alimentos. As novas embalagens, com alertas nos rótulos e um sistema que dificulta a abertura, deverão estar à venda em maio.

Ainda de acordo com o Infarmed, os produtos visados, em condições normais de utilização, não representam risco para a saúde e segurança do consumidor e, até ao momento, não foi reportado “nenhum caso de ingestão intencional ou acidental”.  

A ação foi desencadeada por um aviso da autoridade belga que supervisiona os cosméticos no Rapex, um sistema europeu de de alerta rápido para produtos não-alimentares. As medidas corretivas devem ser aplicadas ao nível europeu. Seguiremos o tema.

Se tiver problemas ou dúvidas relativamente a estes ou outros cosméticos, além dos nossos serviços, pode contactar o Infarmed, por e-mail (cimi@infarmed.pt) ou telefone (217 987 373).

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.