Notícias

Dentes mais brancos com carvão: cuidado com a ação abrasiva

Acenam com sorrisos mais cativantes. À base de carvão ativado de coco, “sem qualquer aditivo ou químico”, produtos em pó alegam tornar os dentes mais brancos. Mas escondem os efeitos menos atraentes.

  • Dossiê técnico
  • Susana Santos
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
25 julho 2018
  • Dossiê técnico
  • Susana Santos
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
branqueador dentes

iStock

Branqueiam os dentes, removem as manchas que a pasta de dentes diária não consegue, e ainda toxinas, impurezas e a placa bacteriana (produto da marca Georganics), dissolvem bactérias e a placa dos dentes e da boca (produto Bali Teeth Whitening) e ajudam a aclarar “até 9 tons” (produto Zebra Teeth Whitening): são as promessas, que seduzirão os mais crédulos, destes e de outros "branqueadores de dentes" à base de carvão ativado vegetal ou de casca de coco. As questões de alguns consumidores deram o mote para a nossa análise.

As suas características também ajudam aos argumentos de venda: desintoxicantes, 100% naturais, vegan, sem aditivos ou químicos, sem glúten e com ingredientes orgânicos certificados. 

Carvão ativado: remove as manchas, mas danifica o esmalte

Mas será que tudo isto corresponde à verdade? Vamos por partes. Branquear os dentes com produtos cosméticos significa remover as manchas superficiais. Mas não a cor inata dos dentes. Estes produtos são abrasivos e o seu efeito aparente é branquear ligeiramente os dentes através da remoção das manchas causadas pelo café ou pelo tabaco. Não mudam, como pode ser levado a crer, a cor natural dos dentes, nem clareiam uma mancha mais profunda do que a superfície do dente.

Mais: não há provas científicas de que o carvão ativado melhore a saúde oral. Não é claro se a sua utilização é segura e quais os possíveis efeitos do uso destes abrasivos nas gengivas e no esmalte dentário.  Existe o risco de, gradualmente, o carvão desgastar o esmalte, o que pode causar o recuo das gengivas e provocar sensibilidade dentária.

Anúncios demonstrando a eficácia das técnicas de branqueamento também podem ser enganosos, já que mostram uma modelo usando batom vermelho, o que, devido ao contraste das cores, sugere dentes mais brancos. A pele e a maquilhagem também influenciam a cor aparente dos dentes, assim como a escolha da roupa. Gengivas mais escuras – devido ao carvão ou à melanina – também fazem os dentes parecerem mais claros ou mais brancos.  

Escovar os dentes: 2x2x2

Alguns produtos de carvão ativado aconselham que o seu uso seja feito duas vezes por dia, praticamente substituindo a escovagem com pasta de dentes, a qual deverá ser utilizada posteriormente durante 30 segundos. Uma boa higiene oral remove a placa bacteriana, constituída por saliva, restos alimentares e múltiplas bactérias. A formação daquela placa é normal, mas, se não for removida com uma escovagem frequente, pode calcificar e formar o tártaro.

A tática para manter os dentes saudáveis é o 2×2×2: escovar os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos e, a seguir à escovagem e às refeições principais, aguardar duas horas até comer. Uma boa escova e uma técnica correta são essenciais. Use uma escova de dureza média e uma pasta dentífrica com flúor. A escovagem antes de deitar é essencial. Escove a parte interior e exterior dos dentes, inclinando a escova a 45⁰ junto da gengiva, local onde se acumula mais placa bacteriana. Escove também a parte superior dos dentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) refere que a utilização de pasta de dentes com flúor é a forma mais eficaz de reduzir as cáries dentárias. Certas bactérias e açúcares causam o aparecimento de ácidos responsáveis pela desmineralização do esmalte dos dentes. Mas quando a saliva está menos ácida, os minerais que tornam os dentes mais resistentes são repostos. A presença de flúor durante este processo contribui para fixar os minerais e para evitar que se dissolvam na próxima fase de desmineralização. 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.


Imprimir Enviar por e-mail