Alertas

Cuidados com o calor

05 agosto 2016
cuidados com o calor

05 agosto 2016
Com a chegada do verão, é altura de se preparar para enfrentar o calor. Beber muita água, fazer refeições ligeiras e procurar lugares frescos são algumas das soluções.

Golpe de calor, esgotamento e cãibras

Um golpe de calor dá-se quando o corpo não consegue controlar a sua temperatura elevada. Se se mantiver muito quente durante bastante tempo e não for prestado tratamento médico imediato, poderá levar à morte ou a uma deficiência crónica. Alguns dos sintomas de um golpe de calor são febre, pele vermelha, quente e seca, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, etc. Numa situação destas, o importante é baixar a temperatura com um banho frio ou procurar um local fresco. 
  

Um esgotamento devido ao calor deve-se à perda de líquidos e de sal, através da transpiração. É sobretudo grave para os idosos e doentes com hipertensão arterial e outros problemas. Um esgotamento identifica-se através da transpiração excessiva, dor de cabeça, pulso fraco, náuseas, etc.

Embora menos graves, as cãibras podem implicar tratamento médico, sobretudo em pessoas com problemas cardíacos e dietas pobres em sal. Se as cãibras continuarem por mais de 1 hora, deve consultar um médico. Convém procurar um local fresco e ingerir líquidos com minerais, como água ou bebida para desportistas.