Alertas

Cuidados com o calor

05 agosto 2016
cuidados com o calor

05 agosto 2016
Com a chegada do verão, é altura de se preparar para enfrentar o calor. Beber muita água, fazer refeições ligeiras e procurar lugares frescos são algumas das soluções.

Início

Com o aumento do calor, o organismo procura baixar a temperatura do corpo através da transpiração. Mas se este objetivo não for alcançado, pode haver, em casos mais extremos, danos irreversíveis no cérebro e outros órgãos. Os golpes de calor, o esgotamento, as cãibras e a desidratação são as consequências mais comuns.

Mesmo que não se exponha diretamente ao sol, pode sofrer com o calor. A primeira regra é evitar a exposição solar direta e prolongada, sobretudo nos períodos de maior calor (entre as 11 e as 17 horas).

Ligue para o 112 perante situações extremas, sobretudo se envolverem pessoas vulneráveis aos efeitos do calor, como crianças pequenas, idosos, pessoas acamadas, com insuficiência cardíaca ou respiratória, diabetes, hipertensão ou outras doenças crónicas. Enquanto espera pela ajuda médica, tente arrefecer o corpo. Caso a vítima tenha contrações corporais involuntárias, não se deve dar líquidos.

Se pratica alguma atividade física saiba como deve manter a hidratação durante o desporto.