Notícias

Cosméticos: informe o Infarmed dos efeitos indesejáveis

10 dezembro 2020
mulher de roupão branco a aplicar um creme de rosto

Irritação da pele ou reações alérgicas são possíveis efeitos indesejáveis dos cosméticos. Portugal possui um sistema de vigilância dos cosméticos, mas, como é pouco divulgado, os consumidores quase não reportam os problemas. O novo portal do Infarmed facilita o processo. 

Início

Os produtos cosméticos são seguros, mas podem provocar efeitos indesejáveis. No geral, trata-se de irritações na pele ou reações alérgicas, como dermatite de contacto, que se caracteriza por manchas vermelhas, com comichão e, por vezes, inchaço. Estes episódios passam, na maioria dos casos, ao fim de algum tempo, se o produto deixar de ser usado.

Em casos graves, surge urticária, reação tóxica ou choque anafilático. O último corresponde a uma reação alérgica rápida e grave, que se estende a todo o organismo e pode ser fatal se não for tratada.

Para evitar problemas graves, os fabricantes são obrigados a garantir a segurança dos seus produtos, supervisionada pelo Infarmed. Este organismo tem poder para emitir alertas sobre certa substância ou ordenar a retirada de lotes ou produtos do mercado. Encontra-se, assim, no centro do chamado sistema de cosmetovigilância. Atualmente, qualquer consumidor pode notificar um efeito indesejável através de um formulário disponível no portal do Infarmed, o que vem responder a algo que exigíamos há anos: que o processo tinha de ser melhorado e mais simples para o consumidor.

Como, na maioria das vezes, os efeitos indesejáveis são passageiros, os consumidores tendem a subestimá-los ou a recorrer à automedicação. No entanto, nem todos os indivíduos reagem da mesma maneira. Aquilo que se manifesta de forma ligeira num caso pode ter consequências mais graves noutro. Todos os efeitos indesejáveis devem ser notificados, independentemente da gravidade, para serem identificados.

Veja aqui como preencher o formulário online.

 

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS