Notícias

Condicionadores corporais não substituem hidratante

14 outubro 2013 Arquivado

14 outubro 2013 Arquivado

Os condicionadores corporais Body Lotion e Body Milk, da Nivea, prometem deixar a pele macia, sem a necessidade de aplicar um hidratante. Para avaliar se as alegações são verdadeiras, testámos ambos e comparámos o nível de hidratação com os resultados do nosso teste a loções.

Início

Body Lotion e Body Milk, da Nivea, apresentam-se como alternativa aos clássicos hidratantes e funcionam como um condicionador de cabelo: aplicam-se depois da lavagem do corpo e enxagua-se de seguida. De acordo com o fabricante, a pessoa pode secar-se e vestir-se de imediato. A publicidade garante que a pele fica suave e sedosa, sem precisar de creme hidratante. Pode-se até poupar tempo, mas a eficácia revelada no nosso teste é dececionante.

No laboratório, num ambiente com temperatura e humidade controlada, 20 mulheres com pele seca e selecionadas por um dermatologista testaram os 2 condicionadores Nivea (embalagem branca para pele normal e embalagem azul para pele seca). Todas seguiram as indicações dadas no rótulo. As participantes e os peritos desconheciam o nome do produto.

Medimos a hidratação da camada mais externa da pele antes e após 1 hora da aplicação. Considerámos uma variação de 20% na hidratação como limite mínimo. Abaixo dele, a hidratação é considerada insuficiente.