Colagénio não evita envelhecimento
Alguns posts nas redes sociais promovem os suplementos alimentares de colagénio, a pretexto de conseguirem evitar o envelhecimento da pele durante a menopausa. Será verdade?
- Especialista
- Susana Santos
- Editor
- Ricardo Nabais e Alda Mota

O colagénio é uma proteína que se encontra naturalmente nos tecidos corporais e que contribui para a resistência e a elasticidade da pele, para a saúde dos cabelos e unhas, ossos, articulações e tendões.
Com o envelhecimento, começa a diminuição dos níveis de colagénio, que nas mulheres se intensifica com a menopausa e a diminuição do estrogénio. A pele torna-se mais fina e, com a degeneração das fibras elásticas e do colagénio, ocorre a diminuição da elasticidade da pele e a formação de rugas.
Nos últimos anos, os suplementos alimentares de colagénio têm ganho popularidade nos cuidados da pele, pelos seus alegados benefícios na redução de rugas, no rejuvenescimento da pele e na inversão do envelhecimento cutâneo. No entanto, existem poucos dados na literatura científica a este respeito, e são necessários mais estudos de qualidade que comprovem os seus benefícios.
Suplementos de colagénio previnem as rugas?
O colagénio é uma molécula demasiado grande para ser absorvida ao nível gastrointestinal pelo nosso organismo. Sempre que o ingerimos via suplementos ou alimentação, a molécula é degradada aos seus compostos mais pequenos (aminoácidos) e, esses, sim, podem ser absorvidos. Por isso, ao tomar um suplemento de colagénio, são absorvidos os aminoácidos que o corpo poderá depois usar, ou não, para voltar a produzir colagénio. Sendo que esses aminoácidos já estão naturalmente presentes numa alimentação variada e são necessárias muitas mais substâncias, como por exemplo a vitamina C, sem a qual a síntese de colagénio não ocorre.
As evidências científicas de que a suplementação com colagénio é eficaz na melhoria da qualidade da pele (redução das rugas e evitar o envelhecimento) são muito escassas e são necessários mais estudos independentes e de qualidade. Uma alimentação diversificada e equilibrada deverá fornecer todos os nutrientes necessários para uma pele saudável.
Por último, importa referir que os suplementos alimentares com colagénio estão proibidos de apresentar as alegações “Ajuda a pele a preservar a sua firmeza e elasticidade. Tem efeito benéfico na manutenção da firmeza e da elasticidade da pele.”
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |