Notícias

Colagénio não evita envelhecimento

Alguns posts nas redes sociais promovem os suplementos alimentares de colagénio, a pretexto de conseguirem evitar o envelhecimento da pele durante a menopausa. Será verdade?

14 janeiro 2022
Suplementos de colagéneo

iStock

O colagénio é uma proteína que se encontra naturalmente nos tecidos corporais e que contribui para a resistência e a elasticidade da pele, para a saúde dos cabelos e unhas, ossos, articulações e tendões.

Com o envelhecimento, começa a diminuição dos níveis de colagénio, que nas mulheres se intensifica com a menopausa e a diminuição do estrogénio. A pele torna-se mais fina e, com a degeneração das fibras elásticas e do colagénio, ocorre a diminuição da elasticidade da pele e a formação de rugas.

Nos últimos anos, os suplementos alimentares de colagénio têm ganho popularidade nos cuidados da pele, pelos seus alegados benefícios na redução de rugas, no rejuvenescimento da pele e na inversão do envelhecimento cutâneo. No entanto, existem poucos dados na literatura científica a este respeito, e são necessários mais estudos de qualidade que comprovem os seus benefícios.

Suplementos de colagénio previnem as rugas?

O colagénio é uma molécula demasiado grande para ser absorvida ao nível gastrointestinal pelo nosso organismo. Sempre que o ingerimos via suplementos ou alimentação, a molécula é degradada aos seus compostos mais pequenos (aminoácidos) e, esses, sim, podem ser absorvidos. Por isso, ao tomar um suplemento de colagénio, são absorvidos os aminoácidos que o corpo poderá depois usar, ou não, para voltar a produzir colagénio. Sendo que esses aminoácidos já estão naturalmente presentes numa alimentação variada e são necessárias muitas mais substâncias, como por exemplo a vitamina C, sem a qual a síntese de colagénio não ocorre.

As evidências científicas de que a suplementação com colagénio é eficaz na melhoria da qualidade da pele (redução das rugas e evitar o envelhecimento) são muito escassas e são necessários mais estudos independentes e de qualidade. Uma alimentação diversificada e equilibrada deverá fornecer todos os nutrientes necessários para uma pele saudável.

Por último, importa referir que os suplementos alimentares com colagénio estão proibidos de apresentar as alegações “Ajuda a pele a preservar a sua firmeza e elasticidade. Tem efeito benéfico na manutenção da firmeza e da elasticidade da pele.”

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.