Notícias

Champôs secos eficazes à superfície

Os champôs secos podem ser uma boa alternativa para não lavar a cabeça todos os dias. No entanto, em excesso podem secar o cabelo e provocar irritações.

10 novembro 2017
champo seco

Thinkstock

À venda entre € 19,95 e  € 53,27 por litro, em forma de pó ou spray, os champôs secos contêm ingredientes absorventes que, em contacto com o óleo ou a sujidade superficial, funcionam como “pequenas esponjas” que absorvem a oleosidade à superfície. Depois da escovagem, essas partículas são retiradas e o cabelo fica com aspeto limpo e cheiro fresco.

Cabelo limpo à superfície

A maioria dos champôs secos tem ingredientes propulsores, absorventes e abrasivos que, em conjunto, fazem com que o cabelo pareça limpo sem utilizar água.

Os propulsores (como o butano, isobutano, propano, álcool, entre outros) são usados para expelir e espalhar os ingredientes uniformemente por todo o cabelo. Outros ingredientes como o amido de alumínio e a sílica funcionam como absorventes da humidade e dos óleos que estão à superfície do cabelo.

Como usar um champô seco

O champô seco deve ser usado no cabelo seco, apenas nas áreas com maior oleosidade ou que aparentam estar mais sujas, ou seja, junto à raiz.

  • Agite bem o produto e pulverize-o cerca de 15 a 30 cm do cabelo, abrindo madeixas (“risca a risca”).
  • Com as mãos, massaje um pouco para que o produto fique bem espalhado.
  • Deixe atuar durante algum tempo.
  • Escove bem o cabelo de forma a eliminar todos os resíduos.

 Leia sempre as instruções do produto antes de utilizar. Os champôs secos não devem ser utilizados mais de dois dias seguidos. O uso excessivo pode tornar o cabelo muito seco, uma vez que retira a oleosidade do cabelo. Ao pulverizar o cabelo, tenha cuidado para não inalar o champô.

Intercalar o uso de champô seco com as lavagens

O uso de champôs secos não deve substituir por completo a lavagem do cabelo com um champô “normal”. Os champôs “normais” tem surfactantes que limpam o cabelo e o couro cabeludo.

Além disso, quando usa champô seco e mesmo depois de bem escovados, os cabelos ficam sempre com vestígios de produto, o que pode causar irritação ou comichão no couro cabeludo. Só a lavagem consegue remover estes vestígios, por isso, intercale o uso de champô seco com as lavagens. Quando lavar a cabeça, garanta que qualquer vestígio de champô seco é eliminado.


Imprimir Enviar por e-mail