Notícias

Champô Johnson´s baby é seguro

30 julho 2015

30 julho 2015

Circula na Internet um artigo que acusa os produtos Johnson’s baby de poderem causar cancro. A nossa equipa analisou os ingredientes do champô Johnson´s baby e concluiu que é seguro para bebés e crianças.

Uma consumidora perguntou-nos se os produtos Johnson´s baby são seguros, depois de ter lido um artigo na Internet que garantia que podem estar na origem de cancro. A nossa equipa analisou os ingredientes do champô Johnson´s baby e concluiu que é seguro para bebés e crianças.

Não vá em cantigas, porque boatos, mitos e informações duvidosas sobre cosméticos são comuns na Internet. O site partilhado por esta consumidora é apenas um exemplo. Analisámos o rótulo do champô clássico (o amarelo) e verificámos que nenhum dos ingredientes referidos como perigosos no artigo faz parte da sua composição. Aliás, este champô não contém nenhuma substância que seja desaconselhada em produtos para bebés.

De acordo com o artigo enviado pela consumidora, existem vários ingredientes que devem ser evitados quando escolhemos produtos para usar em bebés. A nossa equipa avaliou um a um.

Quartenium-15
Pode causar dermatite alérgica de contacto, mas se o bebé já usa um produto com este ingrediente há algum tempo e não apresenta nenhuma reação, não há motivos para mudar de produto. Para diminuir a probabilidade do surgimento de reações alérgicas, pode evitar utilizar produtos com este ingrediente. 

O quartenium-15 é utilizado como conservante em cremes barreira (cremes para a muda da fralda) e em champôs e loções corporais para bebés. De acordo com a legislação europeia, não pode ser usado numa concentração superior a 0,2%, porque há a possibilidade de libertar formaldeído. 

DMDM hydantoin e imidazolidinyl urea
Também são utilizados como conservante. Não podem ser utilizados em concentração superior a 0,6%, devido à possibilidade de libertação de formaldeído. Só quem é alérgico ao formaldeído é que deve evitar estes ingredientes.

Diazolidinyl urea
Este conservante não pode ser utilizado em concentração superior a 0,5%, devido à possibilidade de libertação de formaldeído. Só quem é alérgico ao formaldeído é que deve evitar este ingrediente.

PEG-100 stearate e ceteareth-20
De acordo com a informação científica atualmente disponível, o uso destes ingredientes é seguro. A nível legal não existe nenhuma limitação do seu uso em produtos cosméticos. São usados em cosméticos como surfactante, isto é, funcionam como um detergente. 

Sodium laureth sulfate
Com várias propriedades, este ingrediente é usado principalmente como surfactante, emulsionante e permite a obtenção de espuma quando se usa o produto. Não existem evidências científicas de que não seja seguro.

O que deve mesmo evitar

  • Usar produtos com butilparabenos e propilparabenos em crianças com idades inferiores a 3 anos.
  • O ingrediente triclosan, exceto em pastas de dentes e colutórios.
  • Produtos cosméticos que contenham uma ou mais das 26 substâncias/fragrâncias potencialmente alergénicas que já divulgámos
  • Os conservantes methylisothiazolinone (MI) e methylchloroisothiazolinone (MCI).


Imprimir Enviar por e-mail