Notícias

BB e CC creams: tudo-em-um bom demais para ser verdade

26 setembro 2016
Os BB e CC creams acrescentaram um “alfabeto” muito próprio ao universo dos cuidados de beleza.

26 setembro 2016

Ao concentrarem várias funções, os BB e CC creams não são excelentes em nenhuma. Mas podem revelar-se um truque interessante para quem dedica pouco tempo à maquilhagem.

Os BB e CC utilizam um novo alfabeto para o creme tudo-em-um, um híbrido entre creme hidratante e maquilhagem, que pode custar entre 5 e 35 euros.

Traduzido à letra, BB, de blemish balm, serve para cobrir manchas, imperfeições e brilhos. Já um CC, de color control, ou controlo da cor, entre outras designações, alega uma melhor cobertura. Porém, os resultados que proporcionam são semelhantes.

Testámos laboratorialmente este tipo de cremes no ano de 2014. Fizemos também um teste de uso para conhecer a opinião das consumidoras sobre o produto. A conclusão geral é que, embora competentes, os BB e CC creams não são excelentes em nenhuma das funções que concentram.

Conclusões da investigação aos cremes

Além de disfarçarem imperfeições (manchas e borbulhas), estes produtos prometem hidratar, proteger do sol e dar um tom mais uniforme e menos brilhante à pele, mas estão sobrevalorizados. Não disfarçam lesões mais profundas, que exigem o uso de uma verdadeira base, nem substituem o protetor solar numa ida à praia ou em atividades ao ar livre.

Os resultados do nosso teste demonstraram ainda que têm boa capacidade de hidratação, mas ficam abaixo da oferecida pelo melhores antirrugas, que também testámos em 2014. Alguns, embora se digam hipoalergénicos, contêm substâncias que podem desencadear reações em pessoas com pele sensível.

Se pretende que o seu BB ou CC cream crie uma barreira contra os raios do sol, escolha um produto com fator de proteção solar (FPS). Tenha em atenção que a maioria protege apenas contra os raios UVB, ficando muito aquém dos protetores solares. Tal como acontece com os protetores, para manter a proteção é necessário aplicar o produto várias vezes por dia.

Para obter um resultado natural, escolha uma tonalidade semelhante à da pele. Tenha em conta, porém, que a paleta de tons é mais limitada do que as das bases e cremes com cor. Embora longe da perfeição, estes cremes são uma opção interessante para quem não quer dedicar muito tempo a maquilhar-se.

Imprimir Enviar por e-mail