Notícias

Águas micelares: eficazes a remover a maquilhagem

Início

A DECO PROTESTE testou, pela primeira vez, 20 águas micelares, e os resultados são bastante positivos. Conheça os nomeados e poupe com as Escolhas Acertadas.

Mulher de cabelos encaracolados limpa o rosto com um disco de algodão

iStock

Pela primeira vez, a DECO PROTESTE realizou um estudo a águas micelares, avaliando 20 produtos à venda. As águas micelares são cada vez mais populares para a limpeza facial e para a remoção da maquilhagem. Parecem simplesmente água, mas eliminam a maquilhagem com eficácia, após algumas passagens com o disco de algodão.

São compostas por água e micelas, que são estruturas complexas, compostas por surfactantes não iónicos suaves (agentes de limpeza), que assumem a forma de uma microesfera invisível, e têm duas características: uma cabeça hidrofílica, que é solúvel em água, e uma cauda lipofílica, que atrai materiais oleosos e é incompatível com a água. Assim, a água micelar, destinada a peles secas e mistas, atrai todo o tipo de impurezas e prende-as ao algodão: tem uma ação eficaz, mas suave. Se a sua pele é mais oleosa, poderá ser necessário outro produto de limpeza.

Existem vários produtos concebidos para a remoção da maquilhagem: toalhetes e géis desmaquilhantes, loções de limpeza, óleos de limpeza, desmaquilhantes sólidos e águas micelares.

Como foram testadas?

Cada produto foi testado por 30 utilizadoras, durante cinco dias, de forma a percecionarem a eficácia na remoção da maquilhagem, a qualidade cosmética e a tolerância da pele. Os produtos foram descaracterizados, para que as marcas não fossem identificadas. Paralelamente, as águas micelares foram avaliadas por uma especialista, que também testou a eficácia a remover maquilhagem, a qualidade e a tolerância da pele.

De seguida, a DECO PROTESTE analisou os materiais das embalagens, quer da primária (por exemplo, o frasco onde vem o líquido), quer da secundária (por exemplo, o cartão que envolve o frasco), se existente, identificando os impactos ambientais. Verificou, ainda, a proporção de embalagem face à quantidade de produto e a quantidade de produto que não se consegue remover da embalagem. Por último, avaliou a rotulagem. Esta deve apresentar os dados do fabricante, o volume, a durabilidade, o lote e a função do produto, as precauções durante a utilização e a lista de ingredientes. As informações devem ser legíveis e visíveis, e vir no idioma do país onde o produto é vendido.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.