Guia de compras

Loções corporais: guia de compras

26 novembro 2018
locao corporal

26 novembro 2018
Alguns produtos incluem fragrâncias alergénicas ou substâncias suspeitas de prejudicar a saúde. Saiba como escolher.

As loções corporais para pele seca ajudam a manter a pele hidratada, porque contêm ingredientes que atraem a água e/ou funcionam como barreira, impedindo a saída desta. Assim, para aproveitar o seu efeito ao máximo, convém aplicá-las logo a seguir ao banho, depois de secar a pele com a toalha.

Algumas marcas prometem manter o efeito hidratante durante 24 ou 48 horas. Contudo, mesmo não tomando banho, é muito difícil uma loção manter-se na pele um dia inteiro. E, se o corpo passar pelo chuveiro, mais depressa diz adeus ao efeito hidratante.

Alegações como “sem parabenos” ou “testado por dermatologistas” também funcionam apenas como argumentos de venda, não contendo nenhuma informação de valor para quem compra.

Em contrapartida, as fragrâncias obrigatoriamente indicadas na lista de ingredientes podem dar uma grande ajuda na escolha, sobretudo a quem tem pele sensível ou tendência para alergias. Neste caso, é preferível optar por produtos que não incluam, pelo menos, os alergénios listados pela União Europeia. Recomenda-se especial cuidado com as loções com butylphenyl methylpropional. Esta fragrância não é proibida, mas há algum tempo foi considerada pouco segura pelo Comité Científico para a Segurança dos Consumidores, da União Europeia, por se suspeitar, com base em estudos em animais, que pode afetar a fertilidade.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.