Guia de compras

Cremes para a muda da fralda: guia de compras

03 maio 2016
Como comprar fraldas

03 maio 2016
Use produtos para a muda da fralda apenas quando a pele estiver irritada. Se usar sempre, pode impedir a respiração da pele e criar maceração, que pode causar inflamação.

Os produtos para a muda da fralda, embora normalmente denominados cremes, podem apresentar-se na forma de creme, pomada ou pasta. As últimas duas são mais eficazes, sobretudo nas inflamações mais intensas, porque formam uma barreira mais espessa, protegendo melhor a pele do contacto com as substâncias irritantes, como as fezes e a urina, e da fricção com a fralda.

Escolha um produto com óxido de zinco ou dexpantenol, ingredientes com capacidade de proteger a superfície da pele.

Leia atentamente os rótulos e prefira a produtos sem perfume ou outros ingredientes alergénicos e com o menor número conservantes. Esta recomendação é particularmente importante nos casos em que o bebé tem pele muito sensível.

O propilparabeno e o butilparabeno, dois conservantes, foram recentemente proibidos em produtos destinados à zona da fralda. Nenhum dos produtos testados os inclui. Preste atenção à composição indicada na embalagem. 

Não dê substancial importância a alegações, como “dermatologicamente testado”, “sem parabenos” ou “hipoalergénico”. Estas indicações não significam que os produtos sejam mais seguros do que os restantes.