Guia de compras

Cremes antirrugas: guia de compras

25 setembro 2020
Mulher a aplicar creme antirrugas na zona das "patas de galinha"

Os cremes antirrugas não revertem o envelhecimento, mas reduzem um pouco a profundidade das rugas, ajudam a manter a pele hidratada e a conservar o seu aspeto suave.

Vários cremes prometem uma redução rápida das rugas e um desacelerar do envelhecimento, muitos deles com preços elevados. Promessas que não se verificam porque, na realidade, nenhum creme consegue evitar que se envelheça. O preço nem sempre traduz a qualidade do produto e alegações como “hipoalergénico” não garantem que o produto esteja isento do risco de alergias.

Como aparecem as rugas

O aparecimento de rugas depende de fatores genéticos, impossíveis de controlar, mas também do estilo de vida, que se pode mudar com algumas boas práticas.

  • Evite a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas, quando os raios ultravioleta, responsáveis pelo envelhecimento, se encontram mais fortes. Pelas mesmas razões, não frequente solários.
  • Nas horas de maior calor, abrigue-se do sol com chapéu, manga comprida e protetor solar. Os efeitos negativos da exposição solar são cumulativos e favorecem o surgimento de rugas.
  • Deixe de fumar. As rugas faciais aumentam com o número de cigarros consumidos e os anos durante os quais fumou.
  • Evite bebidas alcoólicas em excesso.
  • Faça uma alimentação saudável e beba água suficiente para manter o corpo hidratado.
  • Os banhos demasiado quentes e o gel ou sabonete agressivo secam a pele, pelo que é importante aplicar um creme hidratante depois do banho.

Cuidados diários com a pele

A pele atua como barreira de defesa contra microorganismos e substâncias tóxicas. O uso de cremes ajuda a manter a pele hidratada e com bom aspeto. Mesmo que não seja possível apagar as rugas, os cuidados diários com cremes faciais ajudam na manutenção.

Seja um creme antirrugas ou outro, a atuação na pele é sempre a mesma. Por um lado, hidratam através da criação de películas capazes de reduzir a evaporação da água da pele. Por outro lado, pela ação de substâncias humectantes que, devido à sua composição, conseguem ligar-se à água, retendo-a na pele.

Um creme antirrugas devem conter:

  • Alta proteção solar. O raios ultravioleta são um fator determinante no envelhecimento da pele. Por isso, em primeio lugar, deve proteger a pele do sol.
  • Vitamina C e E. Com um grande poder antioxidante, estas vitaminas ajudam na produção de colagénio e no aclarar das manchas.
  • Coenzima Q10. É um antioxidante que ajuda no combate ao aparecimento das rugas e a disfarçar as existentes.
  • Retinol ou Vitamina A. Suaviza rugas, disfarça manchas, reduz os poros e estimula a regeneração celular.
  • Ácido hialurónico. Tem um alto poder de hidratação que estimula o fabrico de colagénio e o processo de cicatrização da pele.

Qual é o melhor creme antirrugas para cada pele?

Até aos 30 anos

A vitamina C é fundamental até aos 30 anos por ter um efeito preventivo do envelhecimento. Nesta faixa etária, também se deve controlar o aparecimento de manchas na pele. Um creme antirrugas com efeito clareador e uma forte ação antioxidante é fundamental nesta fase de vida.

Entre os 30 e os 40 anos

Nesta faixa etária é normal que a pele já apresente lesões e algumas manchas. Um creme que tenha nos seus ingredientes derivados da vitamina A é uma boa escolha. O objetivo é estimular a renovação celular e a produção de colagénio. Para evitar que a ele fique manchada, aplique protetor solar depois de qualquer creme que tenha retinol.

Entre os 40 e os 50 anos

A pele vai perdendo elasticidade e firmeza a partir dos 40 anos. Os cremes com derivados de vitamina A ajudam a estimular a produção de colágenio, mas nesta fase também deve usar cremes com peptídeos e outros derivados de sódio.

Depois dos 50 anos

A partir desta idade, a pele mostra-se mais flácida e os cremes com uma ação reparadora forte são os mais indicados. 

Os efeitos dos cremes na profundidade das rugas, quando existem, são mínimos e não são visíveis a olho nu. Portanto, não espere nenhuma mudança radical. Se o objetivo é intervir visivelmente nas rugas serão necessárias intervenções médicas, como botox ou lifting. Apesar de não reverterem o envelhecimento, os cremes antirrugas ajudam a cuidar da pele. Veja as nossas recomendações.

Ver o teste a cremes antirrugas

Questões frequentes

Os cremes antirrugas mais caros são melhores?

Tendo em conta que as rugas não desaparecem visivelmente se usar um creme antirrugas, seja qual for o creme que use o preço não é um fator determinante. O mais importante é a lista de ingredientes. Mesmo assim, estão presentes em baixas quantidades.

Quando devo começar a usar creme antirrugas?

A melhor prevenção são os hábitos de vida saudáveis. Ainda assim, não é possível reverter o envelhecimento e o aparecimento de rugas. Limpar, hidratar e proteger a pele do sol diariamente produz efeitos. Com o aparecimento das primeiras rugas, normalmente a partir dos 25 anos, já pode usar cosméticos que ajudarão como prevenção.