Guia de compras

Como escolher o champô sólido

champos solidos

Com menos impacto ambiental associado ao fabrico do que as versões líquidas, os champôs sólidos deixaram de ser um produto de nicho para oferecerem uma gama de opções adequadas a todos os tipos de cabelo. Pode já encontrá-los à venda no supermercado.

Apresentados como a alternativa ecológica às versões líquidas, os champôs sólidos são, muitas vezes, vendidos sem embalagem de plástico, e embrulhados em papel ou cartão. No geral, levam os mesmos ingredientes, mas contêm bastante menos água e muitos dispensam os conservantes, o que significa que acabam por poluir menos os aquíferos.

Mais caros na compra, mas mais duráveis

Os champôs sólidos têm outras vantagens. Por serem mais leves e pequenos, ocupam menos espaço durante o transporte, diminuindo, assim, as emissões de dióxido de carbono.
Além disso, consoante as marcas, um champô de 60 gramas pode ser suficiente para mais de 60 lavagens. Se lavar o cabelo três vezes por semana, são cinco meses sem ir às compras.

Esta duração mais longa é, contudo, “compensada” por um preço tendencialmente mais elevado. Os produtos que testámos têm um custo por lavagem que varia entre 5 e 32 cêntimos.

Tudo somado, o impacto ambiental associado à produção e à embalagem é inferior ao das versões líquidas. Quanto ao impacto da lavagem propriamente dita, tudo depende dos hábitos de cada utilizador. Se já gasta grandes quantidades de água a lavar a cabeça com um champô líquido, o mais provável é fazer o mesmo com um sólido. Contenha-se…

Uma grande variedade de opções

Considerados produtos de nicho até há pouco tempo, os champôs sólidos começam a ser distribuídos em grandes superfícies. Mas também pode encontrá-los em perfumarias, farmácias, parafarmácias e lojas de cosméticos. Ultrapassaram, assim, a condição de simples “tendência” para se tornarem num verdadeiro movimento de fundo.

De volume, anticaspa, antiqueda, para cabelos brancos, louros ou pintados: uma grande variedade de produtos, disponíveis para todos os tipos de cabelos e acompanhados de amaciadores, pode já ser encontrada à venda.

Os participantes no nosso teste prático mostraram-se satisfeitos com a versão “universal”, destinada sobretudo a cabelos normais. A maioria demonstrou interesse em continuar a usar, o que muito terá que ver com os resultados na lavagem. Apenas um produto não alcançou um resultado bom ou muito bom.

Mas, atenção, todos os champôs sólidos testados contêm perfumes e quase todos fazem o bis com fragrâncias alergénicas, que podem afetar indivíduos mais sensíveis.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.