Batons hidratantes: guia de compras

Os hidratantes labiais visam atenuar os sinais de secura da pele. Atuam como barreira protetora contra fatores ambientais, como o vento, o frio e sol, impedem a saída de água e selam as fendas, defendendo o organismo de microrganismos causadores de infeções. Os que têm proteção solar são recomendados para saídas, em dias solarengos. Os produtos em stick são preferíveis aos de boião, uma vez que os dedos podem contaminar o produto.
Se tem tendência para alergias ou pele sensível, prefira cosméticos sem alergénios. Por exemplo, as fragrâncias dos produtos a aplicar na pele podem causar irritações ou alergias.
Os desreguladores endócrinos são suspeitos de afetar a produção de hormonas pelo organismo e reduzir a fertilidade. A sua utilização é permitida por lei, mas convém evitar ou reduzir a utilização dos produtos que os contêm.
Se optar por seguir o princípio da precaução, leia o rótulo e não compre os que contenham seguintes ingredientes, que denunciam a possível presença de substâncias potencialmente perigosas (hidrocarbonetos saturados de óleos minerais, os MOSH, ou hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais, os MOAH):
- cera microcristallina ou microcrystalline wax;
- ceresin;
- hydrogenated microcrystalline wax;
- hydrogenated polyisobutene;
- ozocerite;
- paraffin ou parafina;
- paraffinum Liquidum;
- petrolatum;
- polybutene;
- polyethylene;
- polyisobutene;
- synthetic wax.
Lábios protegidos
Além de aplicar um produto hiratante nos lábios várias vezes ao dia, convém:
- também proteger a face com um cachecol ou um lenço, nos dias de frio e vento;
- não lamber é outra regra de ouro. A saliva agrava a secura, porque evapora rapidamente e tende a eliminar a gordura natural da pele;
- não morder nem arrancar as “peles secas”;
- respire pelo nariz, pois se o fizer pela boca, seca mais os lábios.
Se, apesar de todos os cuidados, os lábios permanecerem gretados, convém falar com o médico, pois pode ser sinal de infeção ou outro problema de saúde.