Queda de cabelo: como tratar

Caça aos mitos da queda de cabelo
Ouvimos com frequência que o cabelo cai mais no outono. Não é mito: as pesquisas sugerem que há um pico entre outubro e novembro. A razão é desconhecida, mas investigadores suecos descobriram que o cabelo das mulheres cresce mais no verão e isso pode dever-se à necessidade de proteger o couro cabeludo da radiação ultravioleta. Note, contudo, que perder cabelo todos os dias não significa que se está a ficar careca. Descubra a verdade noutras frases feitas em torno da queda de cabelo.
Usar secador, alisador, chapéu, laca, gel, mousse, peruca ou capachinho faz cair o cabelo?
Temos boas notícias: todas essas afirmações são mitos, e não influenciam a vida do cabelo e não o fazem cair mais. Pode lavá-lo quantas vezes quiser, porque o champô só remove os fios que efetivamente já tinham caído. Apanhar sol também é inofensivo.
Cortar o cabelo frequentemente torna-o mais forte?
É irrelevante massajar o couro cabeludo ou cortar mais vezes o cabelo para fortalecê-lo. Não há evidências científicas que o comprovem. Contudo, ficamos com essa perceção porque ao cortar notamos mais o seu crescimento. Escusa também de fazer o pino para parar a queda de cabelo. Aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, mas não é por isso que cura o problema. Também não é verdade que fazer sexo com frequência ajude a prevenir a queda do cabelo; a verdade é que não traz grandes resultados, pelo menos a esse nível.
As pessoas com cabelo finos e oleosos têm mais problemas de queda?
Estas características (cabelo fino e oleoso) estão associadas ao padrão genético habitual das pessoas com alopecia androgénica. Por isso, sim, as pessoas com cabelos finos e oleosos têm mais problemas com a queda de cabelo.
Escovar e pintar o cabelo com frequência acelera a queda de cabelo?
Não. Escovar muito o cabelo e pintá-lo com frequência enfraquece o cabelo e fá-lo, sim, partir-se mais. Certos penteados também são prejudiciais, como tranças apertadas, tranças africanas, rabos-de-cavalo e rolos.
O uso de esteroides pode causar calvície?
É verdade que o uso de esteroides aumenta a calvície, por aumentarem o nível de hormonas responsáveis pelo problema.
Usar chapéus ou escovas de pessoas com queda de cabelo transmite o problema?
Sim, mas apenas em casos de infeções do couro cabeludo, que não correspondem à maioria das queixas crónicas de queda de cabelo.
A calvície é genética?
Sim. É fundamental aceitar esta evidência e compreender as características do cabelo ao longo da vida. O ciclo de crescimento e de queda não é aceite por muitas pessoas, que buscam explicações alternativas. A calvície não se herda só da mãe; herda-se de todos os ramos da família.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).