Dicas

Pinturas para a pele das crianças: ingredientes a evitar

A maquilhagem para crianças pode incluir componentes suscetíveis de causarem reações alérgicas e irritações na pele. Verifique a lista de ingredientes.

27 outubro 2022
crianças com pintura de halloween na cara

iStock

A lista de ingredientes é obrigatória e não aconselhamos a compra de produtos de maquilhagem sem lista. 

Prefira pinturas à base de água, porque são menos propensas a reações adversas e aplicam-se facilmente, com um pincel apropriado ou uma esponja molhada. Estes produtos encontram-se à venda em lojas de brinquedos ou de bijuteria e em supermercados.

Estas pinturas devem ser usadas por crianças com mais de três anos e, de preferência, apenas em ocasiões festivas. Em caso de reação, como vermelhidão ou borbulhas, remova de imediato a maquilhagem, lave muito bem com água e não torne a aplicar. Notifique a ocorrência ao Infarmed e, se a situação persistir, vá ao médico. Leve o produto consigo.

CONHECER GUIA BELEZA E CUIDADOS PESSOAIS

As purpurinas, de que os miúdos tanto gostam para abrilhantar a pele, podem ser inaladas, e há o risco de entrarem nos olhos e causarem danos. Há ainda que considerar possíveis os efeitos indiretos, porque estas decorações são muito poluentes. A cada utilização, são descartados milhares de partículas para o solo e/ou para a água, que podem chegar facilmente aos rios e ao mar. Mesmo que não incluam plástico e sejam biodegradáveis, podem prejudicar a atividade das algas e de outras plantas aquáticas e, consequentemente, toda a cadeia alimentar. Caso sejam compostas por materiais como microplásticos e alumínio, podem depositar-se em rios e oceanos, onde permanecem por muitos tempo e vão absorvendo poluentes e substâncias químicas nocivas, acabando por ser ingeridas por peixes cada vez maiores, até chegarem à nossa mesa.

As palavras "hipoalergénico" ou "dermatologicamente testado" não são garantia de que o produto é mais seguro. A alegação "hipoalergénico" pode ser usada nos casos em que o cosmético foi formulado de modo a reduzir o seu potencial alergénico. Contudo, todos os ingredientes presentes nos produtos são passíveis de causar alergias, dependendo da sensibilidade da pele. A expressão "dermatologicamente testado" apenas significa que foi testado em humanos. Não se deixe enganar também pelo símbolo CE: os cosméticos não requerem esta marcação; não compre produtos que a ostentem.

Ingredientes a evitar em produtos de cosmética

  • Fragrâncias alergénicas.
  • Propyl e buthylparaben (parabenos usados como conservantes).
  • Ethylhexyl methoxycinnamate (conhecido como OMC, suspeito de interferir com a fertilidade).
  • Benzophenone-1 e Benzophenone-3.
  • Precursores de formaldeído (dmdm hydantoin, imidazolidinyl e diazolidinyl urea).
  • BHA.
  • Triclosan.
  • Sodium Lauryl Sulfato – SLS (apenas em produtos que ficam na pele).

Caso a criança tenha pele sensível ou com tendência para alergias, opte por produtos sem perfume.

Usar pinturas e maquilhagem sem arriscar

Respeite o prazo de validade ou o período após abertura (PAO). Para tal, escreva a data de abertura na embalagem.

Deite fora as pinturas já usadas com cheiro a ranço e se verificar que há uma separação entre a fase gordurosa e a fase aquosa.

Mantenha limpos os acessórios em contacto com a maquilhagem, como pincéis, esponjas e espátulas, entre outros. Lave-os com água e sabão e deixe-os secar por completo antes de voltar a usar.

Siga as instruções de uso indicadas no produto.

Não inclua verniz para as unhas na toilette, pois contém solventes. Evite também as lantejoulas e purpurinas, sobretudo à volta dos olhos.

Passe primeiro um creme hidratante na cara ou no corpo: vai proteger a pele e facilitar a remoção das pinturas. No final, a limpeza do produto deve ser completa, para não deixar qualquer vestígio de maquilhagem. 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.