Pinturas para a pele das crianças: ingredientes a evitar
A maquilhagem para crianças pode incluir componentes suscetíveis de causarem reações alérgicas e irritações na pele. Verifique a lista de ingredientes.
- Especialista
- Susana Santos
- Editor
- Sofia Frazoa , Fátima Ramos e Alda Mota

A lista de ingredientes é obrigatória e não aconselhamos a compra de produtos de maquilhagem sem lista.
Prefira pinturas à base de água, porque são menos propensas a reações adversas e aplicam-se facilmente, com um pincel apropriado ou uma esponja molhada. Estes produtos encontram-se à venda em lojas de brinquedos ou de bijuteria e em supermercados.
Estas pinturas devem ser usadas por crianças com mais de três anos e, de preferência, apenas em ocasiões festivas. Em caso de reação, como vermelhidão ou borbulhas, remova de imediato a maquilhagem, lave muito bem com água e não torne a aplicar. Notifique a ocorrência ao Infarmed e, se a situação persistir, vá ao médico. Leve o produto consigo.
CONHECER GUIA BELEZA E CUIDADOS PESSOAIS
As purpurinas, de que os miúdos tanto gostam para abrilhantar a pele, podem ser inaladas, e há o risco de entrarem nos olhos e causarem danos. Há ainda que considerar possíveis os efeitos indiretos, porque estas decorações são muito poluentes. A cada utilização, são descartados milhares de partículas para o solo e/ou para a água, que podem chegar facilmente aos rios e ao mar. Mesmo que não incluam plástico e sejam biodegradáveis, podem prejudicar a atividade das algas e de outras plantas aquáticas e, consequentemente, toda a cadeia alimentar. Caso sejam compostas por materiais como microplásticos e alumínio, podem depositar-se em rios e oceanos, onde permanecem por muito tempo e vão absorvendo poluentes e substâncias químicas nocivas, acabando por ser ingeridas por peixes cada vez maiores, até chegarem à nossa mesa.
As palavras "hipoalergénico" ou "dermatologicamente testado" não são garantia de que o produto é mais seguro. A alegação "hipoalergénico" pode ser usada nos casos em que o cosmético foi formulado de modo a reduzir o seu potencial alergénico. Contudo, todos os ingredientes presentes nos produtos são passíveis de causar alergias, dependendo da sensibilidade da pele. A expressão "dermatologicamente testado" apenas significa que foi testado em humanos. Não se deixe enganar também pelo símbolo CE: os cosméticos não requerem esta marcação; não compre produtos que a ostentem.
Ingredientes a evitar em produtos de cosmética
- Fragrâncias alergénicas.
- Propyl e butylparaben (parabenos usados como conservantes).
- Ethylhexyl methoxycinnamate (conhecido como OMC, suspeito de interferir com a fertilidade).
- Benzophenone-1 e Benzophenone-3.
- Homosalate.
- Precursores de formaldeído (dmdm hydantoin, imidazolidinyl e diazolidinyl urea).
- BHA.
- Triclosan.
- Sodium Lauryl Sulfato – SLS (apenas em produtos que ficam na pele).
Caso a criança tenha pele sensível ou com tendência para alergias, opte por produtos sem perfume.
Usar pinturas e maquilhagem sem arriscar
Respeite o prazo de validade ou o período após abertura (PAO). Para tal, escreva a data de abertura na embalagem.
Deite fora as pinturas já usadas com cheiro a ranço e se verificar que há uma separação entre a fase gordurosa e a fase aquosa.
Mantenha limpos os acessórios em contacto com a maquilhagem, como pincéis, esponjas e espátulas, entre outros. Lave-os com água e sabão e deixe-os secar por completo antes de voltar a usar.
Siga as instruções de uso indicadas no produto.
Não inclua verniz para as unhas na toilette, pois contém solventes. Evite também as lantejoulas e purpurinas, sobretudo à volta dos olhos.
Passe primeiro um creme hidratante na cara ou no corpo: vai proteger a pele e facilitar a remoção das pinturas. No final, a limpeza do produto deve ser completa, para não deixar qualquer vestígio de maquilhagem.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |