Dicas

Máquinas de barbear: como escolher

O estilo de barba que pretende influencia a escolha, tal como o tipo de pele. Ter ou não uma tomada na casa de banho também.

  • Dossiê técnico
  • Ricardo Pereira
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
08 outubro 2020
  • Dossiê técnico
  • Ricardo Pereira
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
maquina barbear em cima da bancada com escova da barba ao fundo

Thinkstock

As máquinas de barbear podem ter diferentes formatos para a cabeça de corte, algumas delas com oscilação ou inclinação. A escolha de um formato em detrimento de outro depende muito de utilizador para utilizador.

Deverá escolher uma máquina de barbear que proporcione um barbear confortável e que lhe cause pouca irritação e não o corte. Se pretende um barbear mais rente, uma barba de três ou mais dias ou aparar zonas específicas da barba, procure modelos com acessórios específicos para o fim que pretende. Fazer a barba no duche é uma excelente solução para quem tem a pele sensível, por exemplo. Nesta situação, os modelos à prova de água são perfeitos.

Quem tem uma tomada perto do lavatório da casa de banho pode considerar os modelos com fio. Porém, as máquinas de barbear recarregáveis são sempre mais versáteis porque pode usá-las fora de casa, por exemplo, no ginásio ou quando vai de viagem.

Se viajar faz parte da rotina, verifique se a máquina é vendida com um saco ou uma caixa rígida para arrumação e transporte. Um sistema de bloqueio on/off também pode ser útil e a possibilidade de o modelo funcionar ou carregar com tensões diferentes da de Portugal.

Procure substituir os elementos de corte com a periodicidade indicada pelo fabricante. A qualidade e o conforto do barbear dependem do desgaste das peças de corte. No final de barbear, dedique alguns minutos à limpeza antes de guardar a máquina. Verifique se o modelo é lavável na torneira (símbolo de uma torneira no aparelho) ou se é à prova de água (símbolo de um chuveiro). Se encontrar um destes símbolos no aparelho, poderá lavar a cabeça de corte com água.

Como ter um barbear perfeito

Use a água morna do duche para amaciar a pele e abrir os poros, para um barbear mais fácil e confortável. Se tiver uma máquina de barbear à prova de água, poderá fazer a barba no duche. No final, lave a cara com água fria para fechar os poros e refrescar a pele.

Seque com uma toalha e aplique um produto calmante e emoliente. Se a pele estiver irritada ou com muitas borbulhas, evite barbear-se. 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós