Dicas

Maquilhagem para crianças: ingredientes a evitar

17 fevereiro 2017
Carnaval: maquilhagem para crianças a evitar

17 fevereiro 2017
Numa amostra de 9 pinturas faciais para Carnaval, todas incluíam ingredientes desaconselhados para a saúde ou desrespeitavam as regras de rotulagem. Vamos denunciar a ausência da lista de ingredientes ao INFARMED.

Início

A maquilhagem para crianças pode conter químicos capazes de causar reações alérgicas e irritações em peles mais sensíveis. A melhor forma de evitar problemas é verificar a lista de ingredientes. Esta é obrigatória e não aconselhamos a compra de produtos sem lista. 

A pensar nas pinturas que as crianças usam no Carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro visitámos algumas lojas. Ainda não havia muita oferta, nomeadamente nos supermercados. A pesquisa não foi exaustiva, mas reunimos uma amostra de 9 produtos que não cumprem os nossos requisitos, por conterem ingredientes suspeitos de provocar doenças. Além disso, 3 não incluíam a lista de ingredientes, o que viola a lei. Vamos denunciar a situação ao INFARMED, para os produtos serem retirados do mercado.

Se há suspeitas sobre a segurança dos ingredientes, porque são usados nos cosméticos? A verdade é que ainda não existem estudos que comprovem de forma inequívoca os efeitos negativos dessas substâncias. Além disso, vários fatores influenciam o impacto desses ingredientes na saúde, como o grau de exposição, de absorção ou até a sua formulação química.

Até que os estudos eliminem todas as dúvidas sobre a segurança de tais substâncias, seguimos o princípio da precaução. Para diminuir possíveis impactos negativos na saúde, desaconselhamos o uso de cosméticos com estes ingredientes, principalmente em crianças (em que a taxa de absorção pode ser maior) e em produtos que ficam na pele (o que contribui para uma maior absorção).

Os produtos que encontrámos estão à venda noutros locais além das lojas visitadas. Conheça exemplos de ingredientes que devem ficar longe dos mais pequenos.

Parabenos Propyl e Buthylparaben

Encontrámos estes ingredientes nas pinturas faciais Snazaroo - Under the sea face paint stamp kit (loja Party Fiesta), Snazaroo - Face Painting Kit (Imaginarium) e Disney - Winnie the Pooh (loja CentroXogo). 

Os parabenos usam-se como conservantes em cosméticos e em produtos de higiene corporal. Suspeita-se que alguns atuem como desreguladores endócrinos e contribuam para o aparecimento de problemas hormonais e doenças, como diabetes e infertilidade. Por precaução, desaconselhamos o uso dos parabenos Propyl e Buthylparaben em produtos que ficam na pele (independentemente da idade da pessoa) e em todos os produtos para crianças com menos de 3 anos.

Carnaval: maquilhagem para crianças a evitar

Pinturas faciais da marca Snazaroo e Disney - Winnie the Pooh parecem inocentes, mas incluem os parabenos Propyl e Buthylparaben suspeitos de provocar problemas endócrinos.

Cyclotetrasiloxane

Encontrámos este ingrediente no kit de pintura facial Disney - Winnie the Pooh (loja CentroXogo), que também inclui os parabenos indicados acima.

cyclotetrasiloxane, ou D4, é usado nos cosméticos como emoliente, solvente e condicionador de cabelo e da pele. A Comissão Europeia (CE) classifica-o como tóxico para o sistema reprodutivo. Tem ainda efeitos prejudiciais para o ambiente.

Apesar disso, o Comité Científico da Segurança dos Consumidores da CE ressalva que a absorção do D4 através da pele é reduzida, e não o considera uma substância de risco para a saúde humana quando usada em cosméticos. Ainda assim, aconselhamos a não usar nas crianças, por precaução.

Carnaval: maquilhagem para crianças a evitar

Além dos parabenos propyl e buthylparaben, o kit Disney - Winnie the Pooh inclui D4. Apesar da baixa absorção através da pele, este ingrediente pode prejudicar o sistema reprodutivo.

BHA

Os 3 kits de pintura facial da Alpino Fiesta que comprámos na Toy'R'us - Princess Make-up set, Carnival Make-up set e Make-up sticks - incluem BHA (butylated hydroxyanisole), um antioxidante suspeito de atuar como desregulador endócrino.

A Comissão Europeia inclui-o na lista de prioridades das substâncias suspeitas de agir como desreguladores endócrinos, ou seja, pelo menos um estudo demonstra a atividade disruptora endócrina dessas substâncias em seres vivos. O International Agency for Research on Cancer classifica o BHA como possivelmente carcinogénico para os humanos. Aconselhamos a evitar o uso, principalmente em produtos cosméticos que ficam na pele, como cremes ou maquilhagem.

Carnaval: maquilhagem para crianças a evitar

Estudos relacionam o BHA com problemas endócrinos e cancerígenos. Encontrámo-lo nas pinturas faciais Princess Make-up setCarnival Make-up set e Make-up sticks, da Alpino Fiesta. 

Sem lista de ingredientes

A lista de ingredientes é obrigatória nas embalagens dos produtos cosméticos. Os 3 artigos que comprámos em lojas chinesas (Face Paints, Real Halloween Goth Make-up Kit e Cream Makeup) não apresentam essa lista, facto que vamos denunciar ao Infarmed.

Carnaval: maquilhagem para crianças a evitar

Os kits de pinturas que comprámos nas lojas chinesas não cumprem a lei, pois não indicam a lista de ingredientes. Fique longe do Face PaintsReal Halloween Goth Make-up Kit e Cream Makeup.


Imprimir Enviar por e-mail