Dicas

Loções corporais: guia de compras

Imagem de detalhe de duas pernas femininas, bronzeadas e brilhantes, sobre as quais se debruça o resto do corpo da mulher, e em particular os seus braços e mãos, sendo que a mão esquerda segura uma embalagem de loção corporal e prepara-se para deitar uma porção dessa loção na mão direita.

Alguns produtos incluem fragrâncias alergénicas ou substâncias suspeitas de prejudicar a saúde. Saiba como escolher.

As loções corporais para pele seca ajudam a manter a pele hidratada, porque contêm ingredientes que atraem a água e/ou funcionam como barreira, impedindo a saída desta. Assim, para aproveitar o seu efeito ao máximo, convém aplicá-las logo a seguir ao banho, depois de secar a pele com a toalha.

Algumas marcas prometem manter o efeito hidratante durante 24 ou 48 horas. Contudo, mesmo não tomando banho, é muito difícil uma loção manter-se na pele um dia inteiro. E, se o corpo passar pelo chuveiro, mais depressa diz adeus ao efeito hidratante.

Alegações como “sem parabenos” ou “testado por dermatologistas” também funcionam apenas como argumentos de venda, não contendo nenhuma informação de valor para quem compra.

Em contrapartida, as fragrâncias obrigatoriamente indicadas na lista de ingredientes podem dar uma grande ajuda na escolha, sobretudo a quem tem pele sensível ou tendência para alergias. Neste caso, é preferível optar por produtos que não incluam, pelo menos, os alergénios listados pela União Europeia. Recomenda-se especial cuidado com as loções com butylphenyl methylpropional. Esta fragrância não é proibida, mas há algum tempo foi considerada pouco segura pelo Comité Científico para a Segurança dos Consumidores, da União Europeia, por se suspeitar, com base em estudos em animais, que pode afetar a fertilidade.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.