Dicas

Cosméticos: veja mais do que o rótulo e as promessas

28 julho 2021
3 embalagens de cosméticos naturais

Com um grupo tão variado de produtos, que inclui desde creme hidratante a pasta de dentes, e tanta publicidade, como saber o que está a comprar? Veja como descodificar o rótulo.

Como ler o rótulo

O regulamento europeu sobre cosméticos obriga a que os produtos cosméticos forneçam a lista de ingredientes e, entre outras informações, devam indicar para que servem, como usá-los de forma segura e como obter os melhores resultados.  

Água, perfume, corantes e conservantes são alguns dos ingredientes incluídos na maioria dos cosméticos. Para ajudá-lo a encontrar estas e outras informações, reproduzimos aqui um exemplo de um rótulo típico de um produto cosmético, tal como exigido no regulamento europeu.

Embalagem 1

1 Identificação do tipo de produto (gel de banho, hidratante corporal, champô, etc.)
2 Um dedo a apontar para um livro: este símbolo significa que deve consultar informações adicionais disponíveis, por exemplo, num folheto informativo no interior da embalagem.
3 Nome, contacto do fabricante ou distribuidor e número de lote: caso surja um problema ou uma dúvida, pode, assim, entrar em contacto com a entidade responsável e identificar o produto.
4 País de origem (se não for da União Europeia).
5 Peso líquido (em gramas ou mililitros, conforme o produto seja sólido ou líquido). Esta informação não é obrigatória para teores inferiores a cinco gramas ou cinco mililitros ou em embalagens de utilização única (por exemplo, amostras). 
6 Símbolo da Sociedade Ponto Verde, que indica que esta se encarrega da reciclagem da embalagem no fim de vida do produto.
7 Avisos e advertências que possam ser relevantes por uma questão de segurança (por exemplo, manter fora do alcance de crianças ou conservar em local fresco e seco).
8 Lista de ingredientes: estes são apresentados por ordem decrescente de concentração. Os ingredientes são escritos de acordo com a Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos (ou INCI). Por exemplo, os corantes são sempre referidos por um código internacional precedido das letras CI (as iniciais de colour index), como, por exemplo, “CI 15580”. 
9 Símbolo PAO (período após abertura): dentro do desenho de um boião aberto, é indicado o período (em meses) durante o qual o produto deve ser utilizado uma vez aberto, desde que conservado nas devidas condições. Em alternativa, poderá surgir  a data de durabilidade mínima, geralmente conhecida como prazo de validade, com um símbolo da uma “ampulheta” seguido da data limite de utilização ou a expressão “Utilizar de preferência antes de (data)”. 

Composição da lista de ingredientes

Todas as substâncias que entram na composição dos produtos cosméticos têm de ser referidas na lista de ingredientes. Na União Europeia, como na maior parte dos países do mundo, utiliza-se hoje a Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos, ou INCI (na sua sigla em inglês), para designar os vários ingredientes da mesma forma. 

As listas de ingredientes devem ter sempre o mesmo formato e usar as mesmas convenções:

  • têm de ter o título “Ingredientes”;
  • os ingredientes têm de ser listados por ordem decrescente de concentração, sendo que os presentes numa concentração inferior a 1 % podem ser mencionados, sem ordem especial, depois daqueles cuja concentração seja superior a 1 por cento;
  • as denominações devem estar de acordo com a INCI;  
  • os compostos odoríferos e aromáticos devem ser rotulados como “perfume” ou “aroma”, com exceção de um conjunto de fragrâncias, devendo igualmente respeitar a sua designação INCI. 
  • Os corantes, com exceção dos que se destinam às tintas para o cabelo, são referidos por um número e devem ser precedidos por “CI”, de acordo com a nomenclatura CI (do inglês, colour index). 

Rótulo champo 

Informações adicionais

Alguns produtos cosméticos, como, por exemplo, os protetores solares e as pastas de dentes com flúor, devem incluir informações adicionais na rotulagem. 

Protetores solares: índice FPS obrigatório

Os protetores solares são indispensáveis para defender a pele das radiações. O rótulo destes produtos deve indicar o índice de fator de proteção solar (FPS), que revela o nível de proteção contra os raios ultravioletas do tipo B (UVB). Este índice indica a sua capacidade de filtrar os raios UVB. Um FPS 30 filtra cerca de 96,7% enquanto um FPS 50 filtra aproximadamente 98 por cento. A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de um produto com FPS 30, no mínimo. É também indispensável que ofereça proteção UVA. Consulte o nosso teste.   

Junto do índice FPS, o rótulo deve ainda mencionar o nível de proteção conferida (baixa, média, elevada, muito elevada).

NÍVEL DE PROTEÇÃO SOLAR    
       
Nível de proteção Baixa Média Elevada Muito elevada

Fator de proteção solar (FPS)

6, 10 15, 20, 25 30, 50 50+

Os protetores solares devem ser suficientemente eficazes contra as radiações UVB e UVA. Por isso, um protector solar deve dar um mínimo de protecção UVA de 1/3 do valor de FPS. A forma como se dá a conhecer o nível de proteção UVA aos consumidores está harmonizada, em toda a União Europeia, com um pictograma com as letras UVA dentro de um círculo.  

Please fill the source and the alt text 
Nos protetores solares, este pictograma informa os consumidores de que o produto oferece, pelo menos, o nível de proteção mínimo recomendado contra os raios UVA.

Pastas de dentes com flúor 

A utilização de pasta de dentes com flúor é a forma mais eficaz de reduzir o rico de cáries dentárias.

As pastas dentífricas com flúor podem conter até 1500 ppm (partes por milhão) de flúor. Caso a concentração deste mineral se situe entre 1000 e 1500 ppm, o rótulo do produto deverá incluir a advertência “Unicamente para adultos”, se for desaconselhado a crianças. Se puder ser usado por crianças, deverá mencionar “Crianças até aos seis anos: utilizar uma quantidade do tamanho de uma ervilha, com supervisão durante a escovagem para minimizar a deglutição. Se estiver a tomar fluoreto proveniente de outras fontes, consulte o seu dentista ou o seu médico.” 

Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).

Entrar

Não tem acesso? Criar conta gratuita