Alisadores para cabelo

A partir de 25 euros, pode alisar cabelos ondulados e rebeldes, mas cuidado com a temperatura excessiva.
Os alisadores esticam bem o cabelo. Este fica mais brilhante, sedoso e com menos eletricidade estática. O penteado mantém se, em média, durante o dia inteiro.
Alguns aparelhos trazem uma bolsa térmica para arrumar o alisador, mesmo quente. O ecrã LCD é prático para ver as funções e a temperatura selecionadas.
Quase todos têm um indicador que avisa quando as placas estão quentes. A maioria está pronta a usar em menos de um minuto, mas alguns chegam aos 3 minutos ou mais.
Esticar o cabelo requer alguma paciência, pois é preciso alisar uma madeixa de cada vez. Quanto mais largas as placas térmicas, mais cabelos poderá alisar de cada vez.
Medidas de segurança
- Nunca aplique o alisador em cabelos molhados ou húmidos para não ficarem queimados ou danificados. Afaste o aparelho da água.
- Regule o alisador: 120°C a 160°C para cabelos finos e frágeis; 160°C a 180°C para cabelos normais ou pintados e 180°C a 200°C para cabelos fortes, espessos e rebeldes.
- Selecione o mínimo se não tiver experiência.
- Não toque com os dedos no interior das placas, para evitar queimaduras.
- Afaste o alisador da água e não o utilize em cabelos húmidos ou molhados.
- Quando pousar o aparelho quente, certifique-se de que a superfície é resistente a temperaturas elevadas.
- Nos cabelos pintados, modere a temperatura, para não afetar a cor.
Alisar em 4 passos
- Seque o cabelo e penteie bem para eliminar os nós. Adeque a temperatura do alisador ao tipo de cabelo.
- Com uma mola, levante toda a parte de cima do cabelo, e deixe soltos só os fios junto à nuca. Trabalhe o cabelo de baixo para cima e da raiz para a extremidade. Alise pequenas madeixas de cada vez, para obter melhores resultados (não deverá exceder o comprimento das placas).
- Comprima as madeixas entre as placas sem fazer demasiada pressão com a mão. Faça deslizar o aparelho da raiz para as pontas a uma velocidade regular e sem parar. Cada passagem não deverá demorar mais de 2 segundos no total, para não correr o risco de queimar o cabelo. Se necessário, repita a operação.
- Acompanhe o movimento com ambas as mãos para melhor prensar e orientar as placas. Conforme o movimento desejado, rode as placas para dentro ou para fora. Pode dar um jeito numa só madeixa. Se não ficou bem, pode molhá-la com água e, depois de bem seca, voltar a prensá-la no alisador.