Como testamos

Rímel: como testamos

Como testamos

Em laboratório, avaliou-se o desempenho, fez-se uma análise química e mediu-se o impacto ambiental das embalagens de rímel. Foi, ainda, feito um teste de utilização, em que cada máscara de pestanas foi avaliada por 30 mulheres, e uma análise ao rótulo dos produtos.

A DECO PROTESTE testou máscaras de pestanas — mais conhecidas por rímel — de cor preta, que não são à prova de água e que alegam aumentar o volume. 

Todas as máscaras de pestanas foram submetidas a testes de laboratório, de forma a avaliar o seu desempenho. Um especialista utilizou cada rímel e analisou a aplicação, o efeito sobre as pestanas e o seu comportamento durante o dia. Foi também utilizada uma avaliação visual através de fotografias: é feita a aplicação nas pestanas e, posteriormente, é tirada uma fotografia. O especialista, por sua vez, analisa a imagem captada para avaliar o desempenho do rímel, nomeadamente no aumento do volume das pestanas.   

Para avaliar a valorização dos produtos pelos consumidores, realizou-se um teste de utilização ao rímel, em que cada produto foi testado por 30 mulheres, durante uma semana. De seguida, cada mulher preencheu um questionário, onde avaliou as qualidades e a facilidade de utilização das máscaras de pestanas.

No que à análise química diz respeito, e de forma a garantir a total segurança do consumidor, a DECO PROTESTE verificou em laboratório se existem substâncias nocivas e proibidas nos produtos cosméticos, avaliando, assim, se os produtos cumpriam os rigorosos critérios de qualidade. Pesquisou-se a presença de metais pesados, tais como o chumbo, o arsénio ou o mercúrio, bem como de formaldeído, N-nitrosodietanolamina (NDELA) e hidrocarbonetos poliaromáticos (PAH).

Realizou-se, ainda, um teste para medir o impacto ambiental da embalagem dos produtos, baseando-se em quatro critérios: o tipo de material utilizado na embalagem primária e a presença de material reciclado, a ausência de uma embalagem externa e o desperdício de produto. O último critério mede a quantidade de produto que fica retido na embalagem e foi o que mais impacto teve nos resultados ambientais.

Por fim, fez-se uma análise ao rótulo das máscaras de pestanas. Este deve informar sobre o fabricante (nome e morada, por exemplo), a durabilidade, as características (peso, volume e ingredientes), cuidados de utilização e o uso do produto. Deve, ainda, estar na língua do país em que é comercializado. Todas as informações têm de ser claras e legíveis.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.