Como testamos

Cremes hidratantes: como testamos

19 setembro 2016
como comprar cremes hidratantes

19 setembro 2016
Testámos 16 cremes hidratantes de dia para o rosto, destinados a pele normal ou seca.
Incluímos produtos acessíveis, adquiridos em supermercados, e outros bem mais caros, à venda em perfumarias. As embalagens foram revestidas com papel autocolante opaco, de modo a ocultar a marca.

Selecionámos mulheres entre os 25 e os 66 anos, com cacterísticas de pele idênticas, fumadoras e não-fumadoras, e instruímo-las sobre a forma e quantidade de creme a pôr de manhã e à noite, durante quatro semanas. A primeira aplicação ocorreu no laboratório, com a ajuda de um analista.

O produto a testar foi aplicado numa área do braço e, noutra, um produto standard (produzido em laboratório e com bom poder hidratante).

Medimos a hidratação da pele, nas duas zonas, com um aparelho específico (corneómetro) no início do estudo e após quatro semanas de utilização, 12 a 16 horas depois da última aplicação.

Verificámos ainda o fator de proteção solar (SPF) nos produtos que o indicavam.

Em paralelo, 30 mulheres usaram cada creme durante uma semana e preencheram um questionário, avaliando a textura, a oleosidade, a facilidade em espalhar e a absorção pela pele, entre outras características. Classificaram também a eficácia percecionada.

Imprimir Enviar por e-mail