Como testamos

Cremes anticelulite: como testamos

26 março 2018
Teste DECO PROTESTE a anticelulite

26 março 2018
Trinta mulheres com graus de celulite diferentes testaram a eficácia de nove produtos anticelulite.
Selecionámos nove produtos das principais marcas de cremes à venda em supermercados, farmácias e lojas de cosméticos. Todos incluíam uma indicação anticelulite na embalagem e nenhum era acompanhado de aparelho massajador. Comprámos e testámos também um creme hidratante normal, para comparar com os resultados com os dos anticelulíticos.

Os produtos foram conservados na embalagem original, mas nada da mesma era visível para as utilizadoras, especialistas e técnicos de laboratório que realizaram o teste.

Cada produto foi testado por 30 mulheres cuja celulite foi previamente avaliada por um dermatologista (havia os quatro graus de celulite existentes). Todas aplicaram dois produtos, um em cada coxa, duas vezes por dia, de manhã e à noite, durante 28 dias. Neste período, as participantes não alteraram os hábitos alimentares nem de exercício físico.

A eficácia foi avaliada com base nas medidas da coxa, na observação de um dermatologista e na termografia.
Medimos o diâmetro da coxa, no mesmo sítio, antes de após 28 dias de uso dos produtos. Nas mesmas alturas, o dermatologista observou o número e profundidade das “covinhas” da celulite, flacidez e a aparência da pele (tipo “casca de laranja”, “colchão” ou “queijo”) e o grau de evolução da celulite.

Para avaliar a microcirculação, utilizámos a termografia por infravermelhos antes e após o período de “tratamento”. Este método permite verificar, através das cores, a distribuição da temperatura no interior da pele. Quanto mais homogénea for a coloração, menos comprometida está a microcirculação do sangue (que leva os nutrientes às células) e menos celulite existe na área.

Depois de testarem os produtos, as utilizadoras preencheram um questionário, em que avaliaram, entre outros, a textura, a viscosidade, a facilidade de utilização, os efeitos sobe a elasticidade da pele e a eficácia na redução da celulite.